RIO

Comissão de Meio Ambiente da Alerj faz vistoria em Saquarema

.

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 11/10/2021 às 12:09

Alterado em 11/10/2021 às 12:20

Rio Bacaxá Foto: divulgação

Técnicos da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj (CDMA) realizaram uma vistoria em Saquarema, na Região dos Lagos, após uma série de denúncias realizadas pelo movimento SOS Barra Franca. Na ocasião, foram constatados problemas de assoreamento da Lagoa, dificultando a ligação com o mar e prejudicando as condições da água, consequentemente, colocando em risco também a preservação da fauna local.

A Comissão também esteve no Rio Bacaxá, onde foi verificada a ineficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto, sob responsabilidade da concessionária Águas de Juturnaíba. De acordo com o presidente da CDMA, o deputado estadual Gustavo Schmidt, as condições encontradas colaboram para a poluição do sistema lagunar, não apenas de Saquarema, mas de toda a Região dos Lagos.

“Encontramos uma situação bastante preocupante em Saquarema, tanto no Canal Barra Franca, quanto no Rio Bacaxá, e vamos cobrar do Inea e da concessionária que tomem providências urgentes”, disse o deputado Gustavo Schmidt.

A vistoria da CDMA, realizada em 7 de outubro, foi acompanhada de moradores locais e integrantes do movimento SOS Barra Franca.

 

Tags: