RIO

Paes retira atuais empresas que operam o BRT e assume o controle até nova licitação

.

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 03/03/2021 às 18:35

Alterado em 03/03/2021 às 18:41

O BRT será objeto de uma nova licitação que será feita pela Prefeitura do Rio de Janeiro Prefeitura do Rio/ Divulgação

 Após reunião com as concessionárias do sistema de transportes da cidade do Rio de Janeiro, o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta quarta (3) através de suas redes sociais que serão retirados da concessão o sistema de BRT e o sistema de bilhetagem eletrônica.

Ambas os sistemas serão objetos de uma nova licitação que será feita pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A partir desta quarta-feira, 03, começa o trabalho que definirá os detalhes dessa transição. No sistema de bilhetagem, o objetivo é criar mecanismos que promovam um maior controle do sistema até que a nova concessionária assuma.

Em entrevista coletiva realizada na tarde de hoje, o Prefeito apontou os principais problemas do sistema de transporte público da cidade, como o desaparecimento de ônibus, sumiço de linhas, falta de transparência do sistema de bilhetagem, além do abandono do BRT nos últimos quatro anos.

Prefeitura vai assumir sistemas até nova licitação
Na coletiva, Paes anunciou que a Prefeitura irá assumir o BRT durante o período de transição, que irá durar até que seja realizada uma nova licitação para que novas empresas passem a operar o sistema.

O prefeito do Rio contou que a reunião com os atuais operadores correu com tranquilidade e que a expectativa é de que a transição seja feita de forma amigável, sem embaraços judiciais. Ele lembrou ainda que na atual conjuntura, a melhor saída para todos é que o controle seja assumido pelo poder público que terá a capacidade de fazer com que os serviços de transporte público rodoviário municipal sejam primeiramente reorganizados e possam voltar ao controle da iniciativa privada, com maior controle e fiscalização do poder Executivo Municipal.

Já no sistema BRT, será realizada intervenção por parte da prefeitura, que assumirá a operação do sistema até que se conclua a nova licitação. Os prazos dessas ações serão informados pelo município ao longo das próximas semanas. Embora os efeitos possam não ser percebidos no curtíssimo prazo, o prefeito Eduardo Paes afirma que o objetivo dessas medidas é proporcionar à população um serviço de qualidade no menor prazo possível.

Controle de bilhetagem e acesso à “Caixa Preta” dos transportes
Outro tema abordado foi a mudança do controle do sistema de bilhetagem dos transportes rodoviários do Rio. Junto com a nova licitação para a operação do sistema BRT, haverá também a mudança da gestão das passagens.

Atualmente, a Prefeitura não tem acesso à chamada “caixa preta dos transportes”, ficando dependente exclusivamente das informações passadas pelas empresas. A intenção de Paes é que o poder público passe a ter todas as informações sobre os valores arrecadados com passagens, passando a ter maior transparência e trazendo assim melhorias para a população.

Solução de médio a longo prazo
Ao fim da coletiva, Eduardo Paes lembrou que “não há solução mágica” e que levará algum tempo até que as melhorias no sistema do BRT passem a ser percebidas de forma efetiva pelos usuários. Ele lamentou a forma como os passageiros vêm sendo tratados e apontou ainda que a nova licitação é apenas o início de um longo processo. No futuro, caberá à Prefeitura fazer mais investimentos em infraestrutura para que o Rio de Janeiro tenha um BRT de qualidade à altura dos cariocas.(Com eduardopaes.com.br)