POLÍTICA

Após ter almoço cancelado com Bolsonaro, presidente de Portugal encontra Lula durante viagem ao Brasil

Marcelo Rebelo de Sousa disse que também pretende se encontrar com lideranças políticas como Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer

Por POLÍTICA JB
[email protected]

Publicado em 03/07/2022 às 13:50

Alterado em 03/07/2022 às 20:58

O presidente português Marcelo Rebelo de Sousa deu entrevistacoletiva após o encontro com Lula Foto: AFP 2022 / Nelson Almeida

Neste domingo (3), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa acabou por encontrar com o ex-presidente e pré-candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ex-presidente e o mandatário português se reuniram na companhia do diplomata Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores do governo Lula, na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento. Também estiveram presentes o Ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva, e o secretário de estado português, Francisco André.

Marcelo disse à imprensa que ele e Lula falaram sobre a situação política e econômica da Europa e da América Latina, além da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, afirmando que, neste momento, Portugal e Brasil lidam com a situação de formas diferentes.

No sábado (2), o presidente Jair Bolsonaro (PL), avisou que cancelaria o almoço com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em função de o líder português ter divulgado encontro com o atual favorito e principal rival de Bolsonaro nas eleições de outubro, o ex-presidente Lula.

 

 

Bolsonaro cancelou a agenda com Rebelo, mas, para o presidente português, o evento já não constava da agenda oficial anterior de sua visita, e que portanto, não teria grande impacto para ele.

"Eu entendo que há questões políticas. Portugal é aliado da Ucrânia, Brasil não. Agora o almoço é uma questão que não constava no primeiro programa da ida ao Brasil. É possível o almoço, tudo bem. [Se] Não é possível, ninguém morre", afirmou ele.

 

 

Ainda antes de deixar Portugal para sua visita ao Brasil, o presidente Rebelo minimizou possíveis desencontros políticos em relação à postura adotada pela diplomacia brasileira sobre o conflito na Ucrânia ao afirmar que "as relações entre Portugal e Brasil são entre povos."

De acordo com o G1, o líder português ainda deve conversar com Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso. (com agência Sputnik Brasil)

Tags: