POLÍTICA

Datafolha: Lula lidera em São Paulo, com 43% das intenções de voto

Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 30% das intenções de voto. Pesquisa confirma vantagem de Lula apontada no cenário nacional

Por POLÍTICA JB
[email protected]

Publicado em 01/07/2022 às 18:50

Alterado em 01/07/2022 às 18:50

O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial entre eleitores do estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. Os dados são de uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (1º) pelo Datafolha.

Segundo a pesquisa, Lula tem 43% das intenções de voto, contra 30% de Jair Bolsonaro (PL). Em terceiro lugar na sondagem, aparece Ciro Gomes (PDT), com 8% das intenções de voto, seguido de Simone Tebet (MDB), com 3%, e André Janones (Avante), com 2%. Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (PROS) e Luiz Felipe d'Avila (Novo) aparecem empatados com 1%.

Já os candidatos Sofia Manzano (PCB), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram. Dos entrevistados, 9% responderam que pretendem votar nulo ou branco e outros 2% não souberam responder. A pesquisa entrevistou 1.806 eleitores, entre os dias 28 e 30 de junho.

Os resultados comprovam a vantagem de Lula na corrida presidencial já apontada na pesquisa nacional do Datafolha, divulgada em 23 de junho. No cenário nacional, Lula aparece na frente, com 47% das intenções de voto, ante 28% registrados por Bolsonaro. O resultado garantiria a Lula a vitória já no primeiro turno. Isso porque, se fossem computados apenas os votos válidos da pesquisa (ou seja, excluindo-se os nulos e brancos), o percentual de Lula subiria para 53%, o que garantiria a vitória no pleito. Com isso, o Brasil se aproxima de ser o próximo país da América Latina a retirar a direita do poder.

A vantagem entre os eleitores em São Paulo é considerada crítica para os presidenciáveis. Com 33,1 milhões de eleitores, o estado tem uma fatia de 21,7% do eleitorado nacional, que soma 152,3 milhões de eleitores. (com agência Sputnik Brasil)

Tags: