POLÍTICA

Após passeio de moto em São Paulo, Bolsonaro volta a ameaçar o TSE: 'não aceitarei farsa em qualquer eleição'

Foi em Presidente Prudente; ele discursou a apoiadores ao lado de ministros e autoridades locais, e novamente desrespeitou protocolos sanitários

Por JORNAL DO BRASIL, [email protected]
[email protected]

Publicado em 31/07/2021 às 16:59

Alterado em 31/07/2021 às 17:26

Bolsonaro chegará de helicóptero Ueslei Marcelino/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar as eleições com urnas eletrônicas neste sábado (31) ao falar em ato político. Bolsonaro disse que não vai aceitar o que chamou de "farsa" eleitoral caso o voto impresso não seja aprovado.

"Não vamos perder essa oportunidade. Nós queremos democracia, liberdade e eleições, mas repito: eleições democráticas, com voto democrático, com contagem pública dos votos. Não aceitaremos uma farsa em qualquer eleição que seja", disse o presidente após o passeio sobre rodas.

Bolsonaro acrescentou que os brasileiros não poderiam perder a oportunidade de mudar o sistema: "Se nós apresentamos mais uma forma de manter o voto confiável, por que alguns poucos, usando a força do poder, querem que continue sempre tudo como esteve? Vamos mudar o destino do Brasil".

Em transmissão ao vivo na quinta-feira (29), o presidente havia feito o mais duro ataque contra as urnas eletrônicas, sem, todavia, apresentar nenhuma prova das supostas fraudes nas eleições, o que denuncia há três anos.

Discussão na Câmara

A Câmara dos Deputados discute uma proposta de emenda à Constituição (PEC) de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF) para que, "na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos, seja obrigatória a expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria".

Sem votos suficientes para aprovar a proposta, a votação da PEC foi adiada por aliados de Bolsonaro para depois do recesso parlamentar. Nas últimas semanas, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se reuniu com deputados e senadores de várias siglas para tratar da defesa da urna eletrônica.

O ato político deste sábado (31) ocorreu em meio ao avanço da variante Delta da covid-19, mais transmissível que as demais. O Brasil registrou 886 mortes pela doença nessa sexta-feira (30), e chegou a 555.512 óbitos desde o início da pandemia. Foram registrados 40.128 casos do novo coronavírus na sexta-feira (30); desde o início da pandemia já foram feitos 19.879.037 diagnósticos positivos da doença.(com agência Sputnik Brasil)