ASSINE
search button

Será que tudo isso é uma lição?

Solidariedade, compaixão e humildade sempre deveriam existir, mas pelo visto, foi preciso ter uma pandemia para muitas pessoas perceberem isso

Compartilhar

Quem poderia imaginar que um dia estaríamos em uma situação como essa? Ou seja, em pleno século XXI, na era da modernidade, celulares, tablets e demais meios digitais que pautam o nosso dia a dia, enfrentando um inimigo praticamente invisível? Acredito que ninguém, mas ninguém mesmo jamais cogitaria tal situação!

No entanto, algo vem acontecendo gradativamente entre famílias, amigos e pelo visto, com toda a população mundial. A solidariedade, o amor ao próximo e a compaixão, sentimentos talvez esquecidos por muitos no mundo inteiro, vem tomando a vida de muita gente, mostrando que, indiferentemente do que vem acontecendo nos últimos anos, precisamos uns dos outros.

O medo do "invisível", mas real (visto os vários casos de Covid-19 que permeiam o Brasil e mundo), nos colocou em isolamento para nos cuidarmos e assim, podermos voltar a nossas vidas e seus afazeres. Mas ao mesmo tempo, fez muitos perceberem que a vida é feita para dividir, para ouvir e ao mesmo tempo construir juntos. Quantas famílias já não sabiam mais, como era sentar a mesa para as refeições com seus filhos? Quantos filhos já não sabiam como era contar sobre o seu dia para seus pais? Quantos casais já não tinham tempo para conversar entre si sobre o relacionamento?

Rápido demais?

Parece que o mundo estava girando tão rápido, que já não sabíamos mais valorizar as pequenas e saborosas coisas da vida, como, por exemplo, estar ao lado das pessoas que amamos. Que tudo isso acabe, que possamos voltar as nossas rotinas. No entanto, tenhamos em mente que, 'se tudo isso for uma lição', que possamos ter a humildade de entender de uma vez por todas, que o mundo é feito por e para as pessoas. Somos um só e o amor, a solidariedade e a união devem existir em qualquer tipo de situação. Pense nisso.

Felipe José de Jesus

Belo Horizonte, MG