ARTIGOS

Vila Isabel e Noel Rosa

...

Por MAURO MAGALHÃES

Publicado em 25/06/2022 às 13:26

Alterado em 25/06/2022 às 13:26

Noel Rosa (1910-1937), o grande compositor, cantor e violonista brasileiro, morreu há 85 anos, e deixou, até hoje, as lembranças de sua obra no bairro de Vila Isabel.

Em pouco tempo de vida (tinha 27 anos, quando morreu), Noel compôs mais de trezentas músicas, entre sambas, marchinhas e canções.

Entre suas músicas, destacam-se "Com que roupa ", seu primeiro sucesso, "Conversa de Botequim ", "Feitiço da Vila " e " Fita Amarela".

Muitas homenagens foram feitas a Noel Rosa, após a sua morte. Duas delas foram as inaugurações, em 1965 e 1966, respectivamente, da estátua de Noel Rosa e das calçadas musicais.

Sócio do clube Vila Isabel e amigo de todos os moradores do bairro, tive o privilégio de ser padrinho dos dois projetos, quando era o vice-líder do governo de Carlos Lacerda, na Assembleia Legislativa, e de interceder pelo apoio do governo do Estado da Guanabara.

A ideia partiu do arquiteto Orlando Madalena, que era membro do Lions Clube de Vila Isabel. E que, durante a festa do 4º Centenário da Cidade do Rio de Janeiro, expôs à diretoria seu plano de perpetuar, no bairro, os festejos do centenário da cidade.

O projeto era o de fazer as calçadas da Avenida 28 de Setembro, em pedras portuguesas brancas e pretas, desde o Largo do Maracanã, até a Praça Barão de Drummond, e decorá-las com notas musicais da música popular brasileira, nomes de seus autores e instrumentos musicais.

O compositor Almirante ficou encarregado de selecionar as músicas. O maestro "Carioca" ficou com a missão de simplificar as partituras. E, o arquiteto Hugo Ribeiro ficou encarregado de adaptar a decoração.
A construção das obras começou logo, em 1964.

Houve uma espécie de inauguração simbólica no dia em que as obras foram iniciadas (setembro de 1964).

Essa inauguração simbólica foi histórica. Estavam lá, Rafael de Almeida Magalhães, que era o vice-governador, e compareceu como representante do Carlos Lacerda, o Abraão Medina (pai de Roberto Medina e Rubem Medina), que era dono da famosa rede de lojas "O Rei da Voz", e o inesquecível Almirante. O jornalista Flávio Cavalcanti fez a cobertura para a TV Rio e a repercussão do evento foi enorme.

Em dezembro de 2021, estátua de Noel Rosa, castigada pela ação de vândalos, foi reinaugurada.
Feitiço da Vila, de Noel Rosa e Vadico, é uma das melodias importantes da MPB. E foi reproduzida, nas calçadas musicais.

"O orvalho vem caindo" era a música que mais animava os bailes de carnaval da Vila.
Em 2010, com samba de Martinho da Vila, Noel Rosa foi homenageado pela escola de samba Unidos de Vila Isabel.

*Ex-deputado e empresário.

Tags: