JUSTIÇA

Um dia após posse, André Mendonça é sorteado relator de notícia-crime contra Bolsonaro

O presidente disse na quarta-feira (15), durante evento com empresários, que demitiu funcionários do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para ajudar empresário e aliado político

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 17/12/2021 às 19:13

Alterado em 17/12/2021 às 20:05

O ministro André Mendonça Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O recém-empossado ministro do STF foi sorteado nesta sexta-feira (17) para ser o relator da notícia-crime no Supremo após comentários do presidente sobre o Iphan.

A notícia-crime foi apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues por prevaricação e advocacia administrativa, após declarações de Jair Bolsonaro admitindo ter feito trocas na direção do Iphan para ajudar o empresário Luciano Hang durante obra realizada em 2019. (veja as imagens em nossa seção de vídeos).

"Tomei conhecimento que uma obra... Uma pessoa conhecida, Luciano Hang, estava fazendo mais uma loja [da Havan] e apareceu um pedaço de azulejo durante as escavações. Chegou o Iphan e interditou a obra. [...] Botei outro cara lá. O Iphan não dá mais dor de cabeça para a gente", disse o presidente.

 

 

Após a declaração de Bolsonaro no evento em São Paulo, o Ministério Público no Rio de Janeiro pediu o afastamento da presidente do Iphan, Larissa Rodrigues Peixoto Dutra.

André Mendonça tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal na quinta-feira (16), após indicação do presidente. Bolsonaro esteve presente na posse, após apresentar teste negativo de covid-19.(com agência Sputnik Brasil)

Tags: