INFORME JB

Por Jornal do Brasil

[email protected]

INFORME JB

Quem nasceu Queiroga não chega a Jatene

E mais: Heineken, Grand Hyatt, Damares, QuintoAndar, Fenae, HoteisRio, Itaú Cultural, Santa Catarina, Lei de Responsabilidade Fiscal, Tarcísio Meira, Ciro Gomes etc

Por MARCIO.G, [email protected]
[email protected]

Publicado em 09/10/2021 às 09:09

Alterado em 09/10/2021 às 09:22

Jatene morreu aos 84 anos e é lembrado até hoje; outros também serão? Foto: Lailson Santos/Veja SP

Impossível não se lembrar da elegância, discrição e competência do cirurgião Adib Domingues Jatene, ex-ministro da Saúde (governos Collor e FHC), quando se vê de perto a performance subserviente de Marcelo Queiroga ocupando o mesmo cargo no governo atual. Cardiologista e diretor do HCor de São Paulo, hospital pioneiro na cirurgia de coração no país, Jatene era acreano e fundou a Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery), publicação de renome internacional da qual também era editor-chefe.

Ficou oito meses no governo Collor e 22 meses no time de FHC. Mesmo assim, em tão pouco tempo, fez história e engrandeceu o SUS. Esteve à frente do plano de erradicação do sarampo, projetou tratar o esgoto de todo o Nordeste, criou a figura dos agentes comunitários de saúde. Afora tudo isso, ainda pôs as contas do Sistema Único de Saúde em dia, e pagou todos os repasses atrasados aos hospitais públicos.

Antes disso, em 1983, venceu concurso com louvor para a cátedra de professor-titular de cirurgia toráxica da Faculdade de Medicina da USP, em substituição ao professor Zerbini, recém-aposentado.

Foi imortal da Academia Nacional de Medicina.

Era um gentleman.

Impensável que um dia pudesse mostrar o dedo do meio para seu pior inimigo.

(Execrar o uso de máscaras protetoras para não perder o emprego, então...)

Assista ao documentário; e também ao inominável mais abaixo.


 

***

 

Aliás...
Queiroga comparou máscara de proteção com camisinha, nessa sexta (7).
Pode pasmar.
Atitude deplorável para um homem que se diz cientista.
Então o coronavírus é uma DST.

 

***

 

Aliás, mais uma vez
Quanto talento tem o bolsonarismo para escolher seus ministros, heim...


***

 

Aliás, por último:
E que talento o brasileiro tem para eleger deputados e senadores.
Na quinta-feira (7), o Congresso aprovou um corte de 92% do orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A pedido do Ministério da Economia.

E em plena pandemia.

 

***

 

Paulo Guedes
O ministro da Economia deve achar que todo brasileiro vive encarapitado no cercadinho do Palácio da Alvorada, batendo palma pra maluco dançar.

Ele se defende da acusação de manter conta em paraíso fiscal com a “pérola” de que há muito tempo “não administra a empresa” que mantém lá fora.

Empresa?

Mas o que produz  essa “empresa” do ministro? Toda empresa produz algo, produto ou serviço.

A “empresa” do ministro, disfarçada de conta bancária, produz dólares.

Aliás, ministro: quem é o administrador?

 

***

 

Damares
A ministra da goiabeira teve a cara de pau de, nessa sexta (8), defender o indefensável: no caso, a decisão do presidente Bolsonaro de vetar a distribuição de absorventes íntimos para moças pobres, o que gerou comoção até dos aliados do Centrão na Câmara.

Mulher apoiando antipatia deste naipe é caso pra psicanálise.

A propósito: Damares é a titular o Ministério da Mulher!!!!


***

 

Umas e outras
Quem vê a deputada Tábata Amaral posando de autora indignada do projeto de distribuição de absorventes para moças pobres, vetado por Bolsonaro, não imagina que a dona da ideia, de fato, é a petista Marília Arraes.

 

***

 

O responsável
O presidente Bolsonaro citou a Lei de Responsabilidade Fiscal para justificar o veto à distribuição dos absorventes femininos.

Mas e o calote dos precatórios, não infringe também a mesma lei?

 

***

 

600 mil mortes
Ciro Gomes comentou sobre os 600 mil mortos na pandemia. Disse que Bolsonaro “escolheu matar seu povo”. E que o presidente, “Pazuello e demais criminosos devem ser presos e pagar por esse genocídio”.

 

***

 

Tarcisão
O nome do saudoso ator Tarcísio Meira será dado a um centro cultural a ser aberto em São Paulo, entre a Praça Roosevelt e a Rua Nestor Pestana, no Centro.

 

***

O depoimento mais impactante da CPI:

 

***

 

Pergunta básica
Em que outro lugar melhor que Santa Catarina caberia um açougue com plaquinha escrito “osso é vendido, e não dado”?

Macaque in the trees
As críticas foram tantas, que o dono do açougue retirou a placa (Foto: Foto: reprodução)

 

***

 

Grandes figuras
O site do Itaú Cultural vai homenagear neste outubro três grandes figuras que, cada uma a seu modo, impactaram em muito a cultura brasileira: Tom Zé, cantor e compositor, que comemora 85 anos, Renato Russo, vocalista do Legião Urbana, que completa 25 anos de falecimento, e Madalena Schwartz, fotografa de origem húngara, nascida no dia 9 de outubro de 1923.

 

***

 

Feriadão
Pesquisa da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (HotéisRio), referente ao feriadão em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, indica que a rede hoteleira do Estado registra uma média de 78% dos quartos reservados.

 

***

 

Caixa
A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) reagiu, com indignação, às novas denúncias de uso político do banco pela família Bolsonaro. Na edição dessa sexta-feira (8), a revista “Crusoé” mostra que recursos da Caixa para patrocínios têm sido direcionados a pedido do filho do presidente, senador Flávio Bolsonaro, e novamente pela primeira-dama Michelle Bolsonaro.
O presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, defende que o banco seja tratado como um bem público. "A Caixa Econômica Federal não é de um presidente, de uma família, de um governo. A Caixa é dos brasileiros e deve estar sempre a serviço do país", afirma.

 

***

 

Cerveja
A partir deste mês, a Heineken dá início a um projeto para levar energia renovável a 50% dos bares e restaurantes de 19 capitais brasileiras, até 2030. O compromisso firmado pela marca faz parte da estratégia da cervejaria em alavancar o uso de fontes limpas de energia, iniciado a partir da produção da cerveja com energia 100% renovável, anunciado em dezembro de 2020.
Agora, o objetivo é ir além da produção, facilitando o acesso a pontos de vendas, com benefícios aos negócios dos parceiros e maior impacto ao meio ambiente.

 

***


LANCE-LIVRE
*** A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) abrirá as inscrições para o Vestibular 2022, que vai de 18 de outubro a 31 de dezembro. A prova, que será on-line, acontece de 1º de novembro a 15 de janeiro;
*** XXIX Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia acontece de 13 a 16 de outubro, na plataforma on-line da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Inscrições;
*** Paula Tebett, especialista em mídias sociais está lançando o livro: “Conteúdos Autênticos para Redes Sociais”;
*** O Grand Hyatt São Paulo, hotel reconhecido como referência na capital em hospedagem cinco estrelas, serviços requintados e alta gastronomia, elaborou uma programação especial para o próximo feriado, 12 de outubro;
*** Apartamentos de 1 quarto retomam força e chegam a 30% das vendas em SP, igualando pico histórico, mostra estudo do QuintoAndar

 

Tags: