CARNAVAL

CasaBloco promove feira 'A Rua é Nossa' e oficinas carnavalescas gratuitas

Projeto que retrata a diversidade, a cultura e a energia do carnaval traz ainda cinco dias de folia, na Zona Sul do Rio de Janeiro

Por CADERNO B NA FOLIA
[email protected]

Publicado em 14/01/2023 às 08:57

Oficina de adereços da Casabloco Foto: João F. Maciel

A CasaBloco chega à sua 4ª edição em 2023, com uma rica programação para o público. Além dos 5 dias de folia (4, 5, 10, 11 e 12 de fevereiro) promovidos no Clube Monte Líbano, o projeto oferece ao público oficinas gratuitas, feira de moda e gastronomia do Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas. Entre as novidades da edição estão a “Casabloquinho”, um dia dedicado exclusivamente aos pequenos foliões, e a mostra de cinema.

Com direção de Rita Fernandes, o projeto representa os detalhes de todos os cantos do Brasil. Da Tropicália ao Cordel, com o Senhor do Bonfim, povos originários, o samba, o brega, a fauna, a flora, os antigos e os novos talentos da MPB. A união de recortes que constroem o Brasil de hoje. E é buscando contemplar a tradição do Carnaval em todas as suas vertentes que a CasaBloco irá promover oficinas para transmitir saberes populares das diversas culturas, fazeres e moda carnavalesca.

Voltada para o público em geral, as oficinas serão oferecidas por profissionais do ramo, com dicas e técnicas para os foliões que para além de curtir, também querem colocar a mão na massa na preparação do seu carnaval. As aulas serão ministradas nos dias 3 e 10/02 nos turnos da manhã e tarde, no CCBB, e serão totalmente gratuitas. As inscrições podem ser feitas pelo site da CasaBloco, com vagas limitadas de até 30 alunos por oficina.

 

ECONOMIA CRIATIVA

A Feira de moda carnavalesca, batizada de “A Rua é Nossa!”, é uma parceria com o Instituto Black Bom e apresentará fantasias, adereços, acessórios e produtos para todos os perfis de foliões. Entre as marcas confirmadas estão: Fundanga, Figurino Carioca, Serena Acessórios, Tampa Coco Chapelaria e Varal da Vall.

“A Rua é nossa!” reflete o grito da Cultura Popular e da criatividade que pulsa e transborda dela, numa seleção de marcas e criadores que trazem em suas peças a diversidade, a originalidade e alegria das ruas no Carnaval. Em tempos de conflitos políticos, éticos e globais, os temas sérios e polêmicos se transformam em sátiras divertidas nas fantasias e adereços que destacam o brilho, as formas, as cores e a personalidade dessa expressão cultural tão importante pro Brasil, que é o Carnaval.

“Nesse primeiro carnaval livre das incertezas do período pandêmico, estamos de volta nessa parceria do Instituto Black Bom com a CasaBloco, que desde a sua primeira edição em 2018, carrega a legitimidade dos movimentos de rua na curadoria das marcas com opções de fantasias, adereços, acessórios, gastronomia de Rua e produtos para todos os perfis de foliões!” completa Sami Brasil, curadora da feira.

Serão 36 empreendedores de todo o estado do Rio de Janeiro, promovendo impacto social e econômico. Dos participantes 80% são pretos e pardos, 81% são mulheres, 75% empreendem há mais de cinco anos, 61% têm filhos e 71% têm o seu empreendimento como a principal fonte de renda da casa. A feira “A Rua é nossa!” funcionará em todos os dias de CasaBloco, no Clube Monte Líbano.

Entre as marcas presentes estão: Mundo mascarado; Baderna; Carmarval; Ateliê Efeitos; Fundanga; Alleh Celestino; Devassa. com; Experimenta! Tattoo; Flor de Laranjeiras; Tampa Coco Chapelaria; Figurino Carioca; Santuário Relicário; Sol para Meninas; Ana flor acessórios; Loja Sereiana; Serena Acessórios; Especiais e Importantes; Odara Odessi; Varal da Vall; ATelma Acessórios; Gioia Acessórios; Atelier Maclade; Use Cys; Fernanda Acessórios; Turbantes da Lu; Scolini; Ateliê Ms. Vee; Ateliê Cretismo; Liana d'Afrika; Piabas Moda; Duo; e YASA'S.

O IBB - Instituto Black Bom é uma organização social que tem como principal missão visibilizar o mercado criativo negro e periférico. Atuando desde 2013, tornou- se referência em ocupação criativa do espaço urbano com o Baile Black Bom, arrastando milhares de pessoas para as ruas da Pequena África, região portuária do Rio de Janeiro. Na CasaBloco, o IBB é responsável pelo cadastro e organização de documentos e levantamento de dados dos Empreendedores culturais participantes, pela curadoria e seleção de expositores para a Feira, produção e logística da Feira e coordenação das Oficinas.

 


HORÁRIOS FEIRA ‘A RUA É NOSSA’:

04 de fevereiro - 20h às 2h

05 de fevereiro - 17h às 00h

10 de fevereiro - 21h às 3h

11 de fevereiro - 21h às 3h

12 de fevereiro - 15h às 21h


PROGRAMAÇÃO OFICINAS

Dia 03 de fevereiro

 

1. Oficina de Make para carnaval com Amanda Britto (10h)

Oficina de maquiagem inspirada nas tendências dos blocos de rua, com muito glitter e pedrarias, com técnicas e truques para a aplicação deste tipo de make, seja para brilhar no carnaval ou o ano inteiro. Sobre o(a) Mestre Oficineiro(a): Amanda Britto é designer gráfico e de produto, criadora de conteúdo há mais de 12 anos. Desde 2016 compartilha conteúdos de carnaval nas redes sociais como tutoriais de make, acessórios e adereços, construindo uma comunidade de seguidores apaixonados pelo carnaval de rua.


2. Oficina de Brincos Carnavalescos com Clebson Prates (14h)

De uma forma prática e com poucos materiais, o curso tem como intuito criar brincos e ear cuffs carnavalescos com sobras de materiais, aviamentos e fitas, numa aula rápida e dinâmica. Um convite para se fantasiar, usando a criatividade e a imaginação. Sobre o(a) Mestre Oficineiro(a): Clebson Prates é carnavalesco, arte-educador, professor de criação carnavalesca e história, aderecista, figurinista, cenógrafo, diretor e produtor artístico. Trabalha com arte carnavalesca desde 1991 como aderecista, passando por escolas como Unidos da Ponte, Unidos da Tijuca, Acadêmicos da Rocinha, Paraíso do Tuiuti, Mangueira e Salgueiro. Como carnavalesco passou pelas escolas Unidos do Cabuçu, Pimpolhos da Grande Rio e Mangueira do Amanhã e como professor em oficinas de adereços na ONG Favela Mundo, Pimpolhos da Grande Rio e Museu Bispo do Rosário

 

3. Oficina de Customização de Camisetas e Jeans com Alexandra Pires (16h)

Oficina de customização de camisetas e jeans. A intenção é ensinar o reaproveitamento de peças e transformá-las em algo diferente, com novo uso nesse carnaval. A oficina ensinará modelos de customização destroyed e cortes com aplicação de fitas, patches, renda, paetês, micro espelhos, plumas, flores e muitos outros acessórios em camisetas e jeans que vão deixar suas peças coloridas, estilosas e sustentáveis para a folia. O participante deve levar sua peça. Sobre o(a) Mestre Oficineiro(a): Alexandra Pires é professora com formação em Biologia, apaixonada pela arte sustentável. Desde a infância desenvolveu habilidades de customização, reaproveitando peças antigas e criando sua própria marca de moda sustentável. Criadora da AleBiodesign, produz acessórios e vestuário a partir de reaproveitamento de jeans e outros materiais.

 

Dia 10 de fevereiro

4. Oficina de Estandartes com Junior Alves (10h)

A Oficina de confecção de estandartes convida o participante a uma viagem lúdica no imaginário popular brasileiro, utilizando técnicas e materiais diversos para mergulhar na sua própria criatividade, inspiração e ludicidade, tão presentes na cultura popular brasileira. Sobre o(a) Mestre Oficineiro(a): Junior Alves é artesão e figurinista da cultura popular brasileira. Natural de Olinda-Pe, expressa na sua arte toda a fé, sincretismo e manifestações populares do Brasil,com imagens, estandartes, figurinos e adereços que têm o Carnaval e o São João como principais inspirações.


5. Oficina de Adereço de Cabeça com Vall Neves (14h)

Oficina de adereço de cabeça inspirada no carnaval carioca que vai do glamour dos bailes aos blocos de rua. O participante aprenderá a confeccionar o seu próprio adereço com penas, rosas, fitas e outros materiais com técnicas rápidas e práticas. Sobre o(a) Mestre Oficineiro(a): Vall Neves é Designer de joias Afro-futuristas e adereços. Proprietária da marca ‘Varal da Vall’, atua há 15 anos como criadora, desenvolvendo peças exclusivas inspiradas na cultura do gueto carioca, destacando a beleza que existe em cada pessoa, e a auto estima de todos os gêneros.


6. Oficina de Penteados para carnaval com Jully Souza (16h)

Workshop prático de penteados com dicas e segredos para incentivar a autonomia e a criatividade nas formas, cores e texturas para arrasar no carnaval. O participante irá aprender quais os materiais e truques utilizados, como fazer e ousar nos penteados mais queridinhos da folia e quais as principais tendências e novidades para fazer a sua cabeça nesse carnaval. Sobre o(a) Mestre Oficineiro(a): Jully Souza é proprietária do espaço de Beleza Zene desde 2017. Produtora de conteúdo sobre afroempreendedorismo e beleza, seu trabalho como Trancista de impacto é fortalecer a identidade e autoestima das pessoas através dessa arte.

 

SERVIÇO

OFICINAS - CASABLOCO 2023

Local: Centro Cultural Banco do Brasil

Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro

Inscrições gratuitas

 

FEIRA - CASABLOCO 2023

Local: Clube Monte Líbano

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 701 - Lagoa, Rio de Janeiro - RJ

Ingressos.

Realização: Tess

 

Tags: