EDUCAÇÃO

'Sementes da Educação', segunda temporada

Série traz à tona iniciativas inovadoras de Educação em todo Brasil estreia dia 6 de junho no canal Cinebrasil TV

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 26/05/2021 às 10:06

Alterado em 26/05/2021 às 10:06

A segunda temporada traz como tema principal Educação além dos muros Divulgação

Uma obra que nos leva a uma viagem pelas cinco regiões do país, através de experiências inovadoras na área da Educação: assim é a série documental "Sementes da Educação", uma produção original da Oz Produtora, realizada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, da Agência Nacional de Cinema (Ancine). A segunda temporada do programa tem estreia marcada para o domingo, dia 6 de junho, às 22h, na programação do canal Cinebrasil TV. A série é composta por 13 episódios de 26 minutos, que buscam valorizar projetos bem sucedidos de Educação, e mostrar a importância da integração das escolas com a comunidade local.

"É senso comum afirmar e reproduzir que a educação do país vai de mal a pior e que cabe ao Estado tomar providências. A intenção desta série é mostrar de forma inspiradora, e não romantizada, iniciativas que - muitas vezes com estrutura mínima - conseguiram transformar realidades locais e propiciar educação de qualidade para seus alunos”, conta Hygor Amorim, diretor geral e criador da série.

Gravados antes do início da pandemia de coronavírus, os programas foram realizados por uma equipe que percorreu mais de 18 mil quilômetros em todo o país, registrando - de forma sensível, próxima e envolvente - diversas atividades como aulas, esporte, oficinas e vivências agrícolas e artísticas.

Educação além dos muros

Após o sucesso da primeira temporada do programa, esta segunda temporada traz como tema principal “Educação além dos muros”, onde os espectadores são convidados a "viajar" e aprender com as experiências de educadores, pedagogos, pais e alunos, todos de forma integrada e compartilhada.

“Quando se fala de educação além dos muros, supõe-se que existam muros. Efetivamente nas escolas existem muros, mas os maiores muros são aqueles que separam as pessoas. O maior muro é o muro interior. Então, vamos pensar se do modo como trabalhamos isolados da comunidade, dando aulas, tendo turmas, e toda essa coisa do século XIX, não garantem a educação de todos. Então, vamos trabalhar uns com os outros em comunidade, para que todos tenham direito à educação”, afirma José Pacheco, renomado educador, pedagogo português, criador da “Escola da Ponte”, focada na autonomia e protagonismo do aluno.

Pacheco é um dos especialistas convidados a compartilhar seus depoimentos, reflexões e experiências ao longo dos episódios desta segunda temporada. A série tem ainda a participação de Vânia Massabni, professora doutora da Universidade de São Paulo (USP), e de três professoras que integram o corpo docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar): Aline Sommerhalder e Ilza Joly, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e Jarina Rodrigues Fernandes, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas.

Transformar vidas e inspirar pessoas

Na série, será possível conhecer projetos educacionais como a Escola do Campo Prof. Hermínio Pagotto, localizada na Agrovila do Assentamento Bela Vista do Chibarro, na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo. A escola - retratada no primeiro episódio desta segunda temporada - atende a 200 alunos, e é reconhecida por valorizar os saberes tradicionais e reforçar nas crianças o sentimento de orgulho e pertencimento ao Campo.

"Acreditamos no poder transformador do audiovisual, que somado à educação pode transformar vidas e inspirar muitas pessoas. Com esta segunda temporada, esperamos atingir um público ainda maior, levando as ‘sementes’ da verdadeira ressignificação para dentro de nossas escolas. O mundo precisa de pessoas no papel de agente de transformação e é isso que a série desperta em todos nós", complementa Hygor Amorim.

Para saber mais sobre a série e conhecer os detalhes sobre os temas e os projetos educacionais que farão parte desta temporada, siga @sementesdaeducacao no Instagram e Facebook, e acesse o canal no Youtube “Sementes da Educação”.

No site do canal Cinebrasil TV, é possível consultar as operadoras que transmitem o canal.  

Sobre a Oz Produtora

Atuando há 18 anos no mercado audiovisual, a Oz Produtora está baseada em São Carlos (SP), e possui mais de 900 projetos em seu portfólio, como vídeos institucionais, publicitários, documentários, séries para TV e projetos culturais.

A empresa produz do roteiro à finalização, comerciais para televisão, vídeos institucionais, de treinamento, documentários, técnicos, videoclipes, animação 3D e 2D tradicional, realidade virtual e aumentada, efeitos visuais, vinhetas e pós-produção, totalizando mais de 300 títulos registrados na Ancine. Para conhecer mais. 

Serviço: Estreia da segunda temporada da série “Sementes da Educação” / no canal Cinebrasil TV / Domingo, dia 6 de junho, às 22h / Sementes da Educação - 2ª temporada. 

As 13 escolas da 2ª temporada

Escola do Campo Prof. Herminio Pagotto (Araraquara/SP)

CIEJA Perus I (São Paulo/SP)

NAED Noroeste (Campinas/SP)

Escola Classe Comunidade de Aprendizagem do Paranoa (Paranoá/DF)

Centro Educacional Agrourbano Ipê (Riacho Fundo II/DF)

Escola Familia Agrícola de Orizona - EFAROI (Orizona/GO)

Escola Municipal Anne Frank (Belo Horizonte/MG)

Soledade - Cidade Educadora (Soledade/RS)

Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA (Foz do Iguaçu/PR)

SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa (Glória do Goitá/PE)

Escola Nossa Senhora do Carmo (Bananeiras/PA)

Casa do Rio (Careiro-Castanho/AM)

Escola Municipal Prof. Waldir Garcia (Manaus/AM)

 

Ficha técnica

Sementes da Educação - 2ª temporada / Hygor Amorim - Direção Geral / Recy Cazarotto e Amanda Castro - Co-direção de episódios / Diego Doimo - Roteiro / Leticia de Nois - Assistente de Roteiro / Recy Cazarotto - Produção Executiva / Amanda Castro - Direção de Produção / Maria Fernanda Lôbo e Marilia Pimenta - Assistência de Produção / Leandro Lima - Direção de Fotografia / Fausto Kutka - Operador de Câmera / Marco Sartori - Som Direto

“Sementes da Educação” nas redes

Facebook

Instagram

Youtube 

 

Tags: