EDUCAÇÃO

HDRio 20/21: Congresso começa com abordagem sobre o papel da academia na busca de soluções para a pandemia

Na conferência de abertura, a pesquisadora Lucia Santaella destacou importância do pensamento crítico sobre temas como Big Data e Inteligência Artificial

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 12/04/2021 às 15:25

Alterado em 12/04/2021 às 15:28

A professora Lucia Santaella fez a conferência de abertura Foto: Ana Paula Fortunato/UFG

Começou nesta segunda-feira (12), com transmissão pelo YouTube, a segunda edição do Congresso Internacional em Humanidades Digitais (HDRio20/21), reunindo estudiosos que abordaram a revolução que a tecnologia digital causou no nosso dia a dia e sua influência no cenário de pandemia provocada pela Covid-19. O evento, gratuito e aberto a todos os públicos, segue até sexta-feira (16).

Ao abrir o evento, o professor Jair Martins de Miranda, da Unirio, um dos organizadores do congresso, destacou a importância da função social da academia em um momento tão especial. “Precisamos falar sobre como as Humanidades Digitais podem ser úteis para essa realidade. Lamentamos profundamente o que está acontecendo no Brasil, com essas mais de 300 mil mortes, e nós, que temos uma função social, precisamos, de alguma forma, emprestar nosso conhecimento, nossa prática, nossa expertise para a solução desse problema. É nesse sentido que gostaria de abrir esse congresso”, afirmou.

A conferência de abertura do HDRiio 20/21 foi apresentada pela Profa. Dra. Lucia Santaella, da PUC-SP, que abordou o tema “Metabolismo digital das humanidades”. A pesquisadora destacou aspectos relevantes das mudanças causadas pela influência de algoritmos e do gerenciamento em massa de dados (Big Data) em nossas vidas, propondo reflexões e um olhar crítico sobre essas questões, já que “o mundo está se transformando em ritmo alarmante”, a partir do desenvolvimento tecnológico.

“É preciso agora apontar para um outro problema crucial: as alianças do Big Data com a Inteligência Artificial (IA). Pensar criticamente sobre as mudanças se tornou crucial, se não quisermos nos perder nas brumas da desinformação e na teimosia dos preconceitos. Diante disso, buscar compreender o estágio atual da IA vem se tornando uma tarefa a ser enfrentada em quaisquer áreas de conhecimento”, ressaltou Santaella.

A pesquisadora lembrou ainda que as Humanidades Digitais representam uma revolução do pensamento humano a partir das tecnologias digitais. “Desde que o computador, a mídia de todas as mídias, absorvendo todas as outras, inclusive o livro, vivemos mergulhados em dispositivos, plataformas, aplicativos das mais variadas naturezas”, destacou Lucia Santaella, especialista em Comunicação e Semiótica, que estuda o universo digital e suas implicações desde os anos 1990.

O HDRio 20/21é uma iniciativa do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (Labogad) do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Unirio e conta com a coorganização do Instituto Urca e da Associação Brasileira de Humanidades Digitais. O apoio e a parceria são da Casa Oswaldo Cruz, FGV, Casa Rui Barbosa, IED Rio, UFRJ, Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Concordia e PopLab, entre outras.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site até o dia 16 de abril e, de acordo com a assiduidade, terão direito a certificado de participação.

Eventos que acontecem em paralelo

O Encontro Sul-Sul das Associações de Humanidades Digitais é um movimento solidário até então inédito, que tem o objetivo de reunir pesquisadores e associações que abordam as humanidades digitais na perspectiva do Sul Global (contrário à perspectiva anglo-saxônica e colonial do Norte Global). Espera-se representantes de países da América do Sul, África e Oceania.

Os Encontros Água!nabara: Território Urca, organizados pelo Instituto Urca, com o apoio do HDRio20/21 e Labogad-Unirio são conversas online abertas ao público com convidados especiais que situam o Congresso no bairro da Urca e por extensão na Baía de Guanabara e no território fluminense, no que diz respeito aos âmbitos culturais, sociais e ambientais. Todos os dias, no horário do almoço, sempre das 12h às 13h30. Saiba mais

Lançamento da Associação Brasileira das Humanidades Digitais (ABHD): Associação que automaticamente abrigará todos os autores inscritos e com trabalhos aprovados no Congresso. A ABHD será a editora da Revista Brasileira de Humanidades Digitais, que reunirá alguns dos melhores artigos apresentados durante o evento.

Lançamento e Relançamento de livros: sessões online para lançamento e relançamento de livros sobre Humanidades Digitais e seus temas transversais tratados nos eixos do evento. As seções, que terão o formato de mesas virtuais de lançamento, com os autores e debatedores convidados, estão programadas para o período de 12 a 15 de abril, no horário das 18h às 20h, em salas da plataforma StreamYard e serão transmitidas pelo canal do Congresso no Youtube.

Performance Crescer para Passarinho: Crescer Pra Passarinho: Uma experiência de cuidado online poético, é uma web espetáculo do grupo Performers sem Fronteiras (Unirio), dedicado especialmente aos profissionais da saúde, que investiga as linguagens das plataformas virtuais como cena expandida para performances relacionais. Está prevista para o horário das 18h às 20h, do dia 14 de abril, na plataforma Zoom. Para participar é necessário se inscrever pelo e-mail até às 17h do dia 14 de abril.