MEIO AMBIENTE

Cúpula do Clima: Bolsonaro promete zerar gases poluentes até 2050, antecipando a meta em 10 anos

Sem rompantes autoritários, o presidente Jair Bolsonaro prometeu eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030 em seu discurso na Cúpula do Clima nesta quinta-feira (22)

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 22/04/2021 às 12:08

Jair Bolsonaro participa da Cúpula do Clima no dia 22 de abril de 2021 Marcos Correa / Presidência da República

O presidente brasileiro prometeu também reduzir em "quase 50%" as emissões de gases estufa até esta data e fez nova previsão para zerar as emissões: o ano de 2050. A nova meta antecipa em dez anos a sinalização anterior.

"Coincidimos, senhor presidente [Joe Biden, organizador do evento], com seu chamado ao estabelecimento de compromissos ambiciosos. Nesse sentido, determinei que nossa neutralidade climática seja alcançada até 2050, antecipando em dez anos a sinalização anterior. [...] Há que se reconhecer que será uma tarefa complexa", afirmou Jair Bolsonaro.

Bolsonaro falou em valorizar a biodiversidade brasileira e conclamou a contribuição da comunidade internacional para que o Brasil atinja seus objetivos, pedindo recursos de empresas, entidades e outros países para "a solução destes problemas". O presidente prometeu também dobrar o orçamento de órgãos ambientais brasileiros.

"Produzimos uma revolução verde a partir da ciência e da inovação", disse o presidente brasileiro.

Bolsonaro falou depois de nomes como os do presidente russo Vladimir Putin, do presidente francês Emmanuel Macron, do primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, e do presidente norte-americano, Joe Biden, organizador do evento.

A Cúpula do Clima, que conta com representantes de 40 países, começou nesta quinta-feira (22) e será encerrada nesta sexta-feira (23). A intenção de Biden é formar um consenso e instigar os países a traçarem metas mais ambiciosas para discussão na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021, que acontece em novembro, no Reino Unido.

Os líderes mundiais pretendem limitar o aquecimento global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais, um limite que os cientistas estimam que pode prevenir os piores impactos das mudanças climáticas.

olsonaro falou depois de nomes como os do presidente russo Vladimir Putin, do presidente francês Emmanuel Macron, do primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, e do presidente norte-americano, Joe Biden, organizador do evento.
"Contem com o Brasil", disse Bolsonaro, ao finalizar sua participação.

O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, esteve ao lado de Bolsonaro durante o discurso.(com agência Sputnik Brasil)