ASSINE
search button

Pessoas com Deficiência crescem na profissão e são exemplos para colegas no supermercado

Prezunic celebra os bons resultados com a contratação de PcDs

Divulgação -
Rennan Henrique Oliveira Santos foi eleito Destaque do Mês
Compartilhar

Pessoas com Deficiência (PCDs) têm dado provas cada vez mais claras de que são capazes de superar dificuldades e obter sucesso profissional, principalmente quando encontram condições adequadas e acreditam em seus potenciais. Nos supermercados Prezunic, no Rio de Janeiro, oportunidades de crescimento profissional estão disponíveis para todos, e os colaboradores com deficiência aproveitam as chances, com exemplos de superação.

Um dos casos de sucesso é o da gerente de perecíveis da loja do Prezunic em Benfica, na Região Central do Rio. Com escoliose lombar, deficiência que a impede de carregar peso, Edineide Nunes foi contratada em 2008. Doze anos depois, ela soma quatro promoções no currículo.

“Entrei no Prezunic aos 19, como auxiliar de operações. Nesses 12 anos, passei a atendente, auxiliar administrativa, gerenciadora e, agora, gerente de setor”, comemora Edineide.

Cerca de 50 pessoas são lideradas por Edineide, sendo dois PCDs. Na loja de Benfica, há cinco colaboradores com deficiência que se espelham em seu exemplo para continuar buscando crescimento na empresa.

“Eu sempre falo para meus colegas, em especial, aqueles com deficiência, que temos todas as condições de alcançar o sucesso profissional, quando acreditamos na nossa capacidade e a empresa nos dá essa condição”, diz Edineide.

Destaque do Mês

Quem também celebra o crescimento pessoal e profissional é Rennan Henrique Oliveira Santos, 30 anos. Com deficiência intelectual que causa dificuldades diversas, ele deu um salto de qualidade de vida após começar a trabalhar no Prezunic, há 10 anos. Recentemente, foi escolhido como o destaque do mês na loja do supermercado na Freguesia, após receber elogios de uma cliente por email.

“Me sinto muito orgulhoso por trabalhar num lugar onde posso auxiliar as pessoas e colaborar com meus colegas, podendo também ajudar minha mãe no sustento da casa”, afirma Rennan.

Surdos

A Política de Diversidade e Inclusão da Cencosud Brasil, empresa da qual o Prezunic faz parte, incentiva a contratação, a inclusão e a capacitação de todos os colaboradores. Entre as práticas adotadas está a realização de entrevistas de emprego na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para candidatos surdos, disponível desde 2018. Um curso de Libras também está disponível para todos que atuam na empresa.

No Prezunic, pessoas com deficiência podem concorrer a qualquer cargo disponível. Não há discriminação. Selecionamos os candidatos de acordo com suas competências, e todos são bem-vindos”, afirma Ana Behrens, gerente de Recursos Humanos do Prezunic.

Macaque in the trees
Edineide Nunes é gerente de perecíveis (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
Rennan Henrique Oliveira Santos foi eleito Destaque do Mês (Foto: Divulgação)

Divulgação - Edineide Nunes é gerente de perecíveis