ARTIGOS

Nenhum dos lados

.

Por TARCISIO PADILHA JUNIOR
[email protected]

Publicado em 24/02/2021 às 13:55

Alterado em 24/02/2021 às 13:55

.. ..

"É verdade que queríamos apenas reformá-la, mas quando se foi mexer, a casa praticamente ruiu."Rachel de Queiroz (1998)

.

Na arena contra todos os dispositivos que impõem rotina e mantêm previsibilidade, é poderosa a demanda por mudança constante, serve a um mercado orientado pela rotatividade.

Hoje o sentido de uma mudança contínua de opiniões, e mesmo de crenças, é entendido como a expressão de um sistema que pode ou não corresponder às relações na sociedade. Nesses dias que correm, a dificuldade encontrada na vida cotidiana, em sua forma geral, consiste em como viver com insegurança. Pois o nosso sistema econômico revela profunda insegurança.

A migração atual difere das fases anteriores na equidade dos muitos caminhos possíveis, espalha-se por vários territórios, pertence a conjunto de comunidades diversificadas em termos de cultura, língua e costumes. A realidade de viver na estrita proximidade de estranhos chegou para ficar, exige que se desenvolvam habilidades que propiciem coexistência diária.

A pluralidade de escolhas que confronta os indivíduos nas circunstâncias da modernidade deriva de várias influências. Agir no mundo de escolhas plurais é optar por alternativas. Já que afirmações estão sujeitas a dúvida, uma pessoa com problema médico enfrentará não apenas formas alternativas da alta tecnologia, como afirmações contrárias da medicina científica.

A utilidade e o valor de proposições concorrentes apenas podem ser estabelecidas no curso de diálogo em que todas as vozes sejam efetivamente admitidas. O processo político seria uma completa perda de tempo caso os próprios participantes do debate presumissem, por antecipação, e de forma irrevogável, a superioridade de uma proposição sobre as demais.

As instituições econômicas e politicas criam um mundo de oportunidades duvidosas por sistemas que ninguém controla inteiramente, cujos resultados são em parte imprevisíveis. Os processos de mudança engendrados por uma modernidade tardia estão intrinsecamente ligados a influências globalizantes, conforme ondas de transformação potencialmente perturbadoras.

Nenhum dos lados - nos embates políticos entre "nós e eles" sistematicamente travados há mais de trinta anos no País -, pode ter seriamente a expectativa de sua prevalência hoje.

Engenheiro, é autor de "Por Inteiro" (Editora Multifoco, 2019)