ARTIGOS

A conta chega no campo

.

Por JOÃO CARLOS SILVA

Publicado em 23/02/2021 às 12:02

.. ..

Os aumentos quase diários nos preços dos combustíveis, com certeza, chegam no campo. Com insumos caros, o produtor rural já está com a calculadora em mãos.

Os fretes alcançaram um bom preço. Caminhoneiros em todo o Brasil buscam um diálogo com o governo para que seja encontrada uma solução no escoamento das safras, que entrou no pico no Centro-Oeste. Eles não conseguem equiparar bônus e ônus nos transportes.

A safra brasileira é recorde ano a ano. Máquinas espalhadas pelas propriedades por esse Brasil afora, movidas por combustíveis, trabalhando noite e dia.

Quando o resultado dessa safra chegar finalmente nas gôndolas dos supermercados, os custos operacionais estarão inclusos em todos os itens.

O associativismo já se deu conta disso. A cadeia do agronegócio segue na mesma linha de raciocínio diante dos números.

Cabe para nossa Petrobrás entender o reflexo disso tudo.

A troca de um civil por um militar no comando da estatal, são outros quinhentos nos ouvidos dos brasileiros que, nessa altura, são os parcos lucros de muitos diante dessa pandemia que não cessa nem à custa de vacinas, escassas até agora.

Os preços assustam os corajosos, causando pânico nos desavisados. Tudo isso depende da política gerencial que o governo irá aplicar em 2021 juntamente com o Congresso Nacional.

Tomara Deus seja ela ágil, assim como os aumentos diários nos preços, rápidos que só.

*Articulista e Consultor