Bolsonaro agradece a Vladimir Putin após libertação de brasileiro preso na Rússia

.

AFP 2021 / Sergio Lima
Credit...AFP 2021 / Sergio Lima

O presidente Jair Bolsonaro agradeceu ao governo da Rússia e ao presidente Vladimir Putin após a libertação do brasileiro Robson Oliveira, que estava há dois anos preso, acusado de transporte de remédios que têm circulação proibida naquele país.

"Hoje agradecemos ao presidente Vladimir Putin, ao embaixador da Rússia no Brasil, e também ao nosso embaixador que está na Rússia. É um dia de alegria, felicidade e, se Deus quiser, na próxima quinta-feira [6] receberemos Robson aqui no Brasil", disse Bolsonaro em vídeo publicado nesse domingo (2) nas redes sociais.

No início de abril passado, Bolsonaro havia prometido entrar em contato com Putin para discutir o caso, diante da pressão no Brasil pedindo a libertação de Robson Oliveira.

O brasileiro foi preso na Rússia em março de 2019, quando desembarcou no país com o medicamento analgésico de tarja preta Mytedom 10 mg, proibido em território russo. O remédio foi um pedido do sogro do jogador de futebol Fernando Lucas Martins, que na época jogava no Spartak Moscou.

Abandonado pela família do atleta, Robson Oliveira havia sido condenado à prisão pela Justiça russa. Ele respondeu por tentativa de tráfico e contrabando, um crime cuja pena mínima é de 15 anos na Rússia. (com agência Sputnik Brasil)