ASSINE
search button

Você sabe se tem Risco de Morte Súbita Cardíaca?

àsuasaúde -
jblog
Compartilhar

Macaque in the trees
jblog (Foto: àsuasaúde)
A morte súbita em pessoas com menos de 35 anos, muitas vezes devido a defeitos cardíacos não descobertos ou anomalias cardíacas negligenciadas, é rara.

Muitas vezes ocorre durante a atividade física, e é mais freqüente em homens do que em mulheres.

Milhões de atletas do ensino médio e universitário competem anualmente sem incidentes. Se você ou seu filhos estiverem em risco de morte súbita, converse com seu médico sobre as precauções que devem ser tomadas.

Quão comum é a morte súbita cardíaca em jovens?

A maioria das mortes por parada cardíaca ocorre em adultos mais velhos, particularmente naqueles com doença arterial coronariana.

A parada cardíaca é a principal causa de morte em atletas jovens, mas a incidência disso não é clara. Talvez 1 em cada 50.000 mortes cardíacas súbitas por ano ocorra em atletas jovens.

O que pode causar morte súbita (cardíaca) em jovens?

As causas de morte súbita cardíaca em jovens variam. Na maioria das vezes, a morte é devido a uma anormalidade cardíaca.

Macaque in the trees
jblog (Foto: àsuasaúde)

Por uma variedade de razões, algo faz com que o coração fique fora de controle. Esse ritmo cardíaco anormal é conhecido como fibrilação ventricular.

Algumas causas específicas de morte súbita cardíaca em jovens incluem:

- Cardiomiopatia hipertrófica (CH). Nesta condição geralmente herdada, as paredes do músculo cardíaco aumentam. O músculo espesso pode atrapalhar o sistema elétrico do coração, levando a batimentos cardíacos rápidos ou irregulares (arritmias), que podem levar à morte súbita cardíaca.

A cardiomiopatia hipertrófica, embora geralmente não fatal, é a causa mais comum de morte súbita relacionada ao coração em pessoas com menos de 30 anos. O CH geralmente não é detectado.

- Anormalidades da artéria coronária. Às vezes as pessoas nascem com artérias do coração (artérias coronárias) que estão conectadas anormalmente. As artérias podem ficar comprimidas durante o exercício e não fornecer fluxo sanguíneo adequado para o coração.

- Síndrome do QT longo. Esse distúrbio hereditário do ritmo cardíaco pode causar batimentos cardíacos rápidos e caóticos, muitas vezes levando a desmaios. Os jovens com síndrome do QT longo têm um risco aumentado de morte súbita.

Macaque in the trees
jblog (Foto: àsuasaúde)

Outras causas de morte súbita cardíaca em jovens incluem:

- Anormalidades estruturais do coração, como doença cardíaca não detectada que estava presente no nascimento (congênita) e anormalidades do músculo cardíaco.

- Inflamação do músculo cardíaco, que pode ser causada por vírus e outras doenças.

- Síndrome de Brugada, uma anormalidade do sistema elétrico do coração.

- Commotio cordis, outra causa rara de morte súbita cardíaca que pode ocorrer em qualquer pessoa, ocorre como resultado de um golpe brusco no peito, como ser atingido por um disco de hóquei. O golpe no peito pode desencadear a fibrilação ventricular se o golpe ocorrer exatamente na hora errada do ciclo elétrico do coração.

Existem sinais ou sintomas que os pais, treinadores e jovens devem prestar atenção?

Muitas vezes estas mortes ocorrem sem aviso. As indicações a serem observadas incluem:

- Desmaio inexplicado (síncope). Se isso ocorrer durante a atividade física, pode ser um sinal de que há um problema com seu coração.

Macaque in the trees
jblog (Foto: àsuasaúde)

- Histórico familiar de morte súbita cardíaca. O outro grande sinal de alerta é o histórico familiar de mortes inexplicáveis antes dos 50 anos. Se isso ocorreu em sua família, converse com seu médico sobre as opções de rastreamento.

Falta de ar ou dor no peito pode indicar que você está em risco de morte súbita cardíaca. Eles também podem indicar outros problemas de saúde em pessoas jovens, como asma.

A morte súbita em jovens pode ser evitada?

Se você estiver com alto risco de morte súbita cardíaca, seu médico provavelmente sugerirá que você evite esportes competitivos. Dependendo da sua condição subjacente, tratamentos médicos ou cirúrgicos podem ser apropriados para reduzir o risco de morte súbita.

Outra opção para alguns, como aqueles com cardiomiopatia hipertrófica, é um cardioversor-desfibrilador implantável (CDI). Este dispositivo do tamanho de um pager implantado em seu peito como um marca-passo monitora continuamente os batimentos cardíacos. Se ocorrer uma arritmia com risco de vida, o CDI fornece choques elétricos para restaurar um ritmo cardíaco normal.

Não está claro se os exames de rotina feitos antes de os atletas serem liberados para praticar esportes competitivos podem prevenir a morte súbita cardíaca. No entanto, eles podem ajudar a identificar alguns que estão em risco aumentado.

Macaque in the trees
jblog (Foto: àsuasaúde)

Para qualquer pessoa com histórico familiar ou fatores de risco para condições que causam morte súbita cardíaca, é recomendada uma triagem adicional. Recomenda-se repetir a triagem dos membros da família ao longo do tempo, mesmo que a primeira avaliação do coração tenha sido normal.

Se você tiver risco de morte súbta, converse com seu médico sobre restrições à suas atividades.

Fonte:MayoClinic.

àsuasaúde - jblog
àsuasaúde - jblog
àsuasaúde - jblog
àsuasaúde - jblog
àsuasaúde - jblog
àsuasaúde - jblog