MUNDO

EUA afirmam que ataque de drone em Cabul matou 10 civis

Militares dos EUA desculparam-se pelo que consideraram um "erro trágico". Entre os mortos estão sete crianças

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 18/09/2021 às 10:55

Alterado em 18/09/2021 às 11:18

Fuzileiros navais dos EUA vigiam evacuação no Aeroporto Internacional Hamid Karzai, Cabul, Afeganistão, 18 de agosto de 2021 Foto: Reuters

Um ataque de drones em Cabul no mês passado matou até 10 civis, incluindo sete crianças, disseram os militares dos Estados Unidos nessa sexta-feira (17), desculpando-se pelo que consideraram um "erro trágico".

O Pentágono disse que o ataque de 29 de agosto tinha como alvo um homem-bomba do Estado Islâmico que representava ameaça iminente para as tropas lideradas pelos EUA no aeroporto, enquanto completavam os últimos estágios de sua retirada do Afeganistão.

Mesmo diante do surgimento de relatos de vítimas civis, o principal general dos EUA descreveu o ataque como "justificado".

O general dos fuzileiros navais Frank McKenzie, chefe do Comando Central dos EUA, disse que no momento do ataque, estava confiante de que havia evitado uma ameaça iminente às forças norte-americanas no aeroporto.

"Nossa investigação agora conclui que o ataque foi um erro trágico", disse a repórteres.

Ele afirmou que agora acredita ser improvável que os mortos fossem membros da afiliada local do Estado Islâmico, ISIS-Khorasan, ou representassem ameaça direta às forças dos EUA. O Pentágono avalia reparações, segundo McKenzie.

Em um comunicado, o secretário de Defesa, Lloyd Austin, disse que o ataque com drone matou o senhor Ahmadi, que trabalhava para uma organização sem fins lucrativos chamada Nutrition and Education International.

"Agora sabemos que não havia conexão entre o Sr. Ahmadi e o ISIS-Khorasan, que suas atividades naquele dia foram completamente inofensivas e nada relacionadas com a ameaça iminente que acreditávamos enfrentar", disse Austin no comunicado.

"Pedimos desculpas e faremos o possível para aprender com esse erro horrível."(com Agência Brasil e agência Reuters))

Tags: