MUNDO

Hamilton faz postagem em defesa da comunidade LGBTQIA da Hungria

País aprovou polêmica lei que atinge direitos básicos de grupo

Por JORNAL DO BRASIL, [email protected]
[email protected]

Publicado em 29/07/2021 às 10:59

Alterado em 29/07/2021 às 10:59

Lewis Hamilton Foto: Reuters/Leonhard Foeger

O heptacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton, fez uma postagem em sua conta no Instagram em defesa da comunidade LGBTQIA+ da Hungria nesta quinta-feira (29).

O país recebe a prova desse fim de semana da categoria e vive uma polêmica por conta da implementação de uma lei que veta a "promoção da homossexualidade". Na prática, a legislação proíbe qualquer citação, demonstração ou debate sobre pessoas e relações homoafetivas.

"Para todo esse belo país da Hungria. Em vista do Grande Prêmio desse fim de semana, eu quero compartilhar o meu apoio para todos os afetados pela lei do governo anti-LGBTQ+. É inaceitável, covarde e equivocado que quem está no poder aprove esse tipo de lei. Todos merecem ter liberdade para ser o que são, não importando quem amam ou como se identificam", escreveu o piloto britânico.

Citando o referendo sobre a legislação, que foi proposto pelo premiê Viktor Orbán, Hamilton pediu que o "povo húngaro vote para proteger os direitos da comunidade LGBTQ+, pois eles precisam mais do que nunca do nosso apoio".

"Por favor, demonstre amor por aqueles que estão ao redor de você porque o amor sempre vencerá. Enviando energias positivas", finalizou.

A lei húngara foi aprovada pelo Parlamento em 15 de junho, em um projeto do partido de Orbán, e gerou protestos políticos, sociais e esportivos. A União Europeia chegou a emitir uma nota oficial com a assinatura de 16 dos 27 Estados-membros criticando a medida e alertando para as "ameaças contra os direitos fundamentais".

No campo esportivo, diversos jogos da Eurocopa também tiveram manifestações contra a lei, com torcedores e atletas usando as cores da bandeira LGBTQIA+. (com agência Ansa)

Tags: