MUNDO

Foguetes palestinos: ataques israelenses em Gaza chegam ao segundo dia

.

Por Jornal do Brasil

Publicado em 11/05/2021 às 08:36

Alterado em 11/05/2021 às 08:37

Chamas e fumaça sobem durante ataques aéreos israelenses em meio a uma explosão de violência israelense-palestina, no sul da Faixa de Gaza em 11 de maio de 2021 Reuters / Ibraheem Abu Mustafa

Os palestinos dispararam barragens ininterruptas de foguetes contra Israel, enquanto seus militares rompiam Gaza com ataques aéreos na madrugada desta terça-feira, em uma escalada dramática de confrontos em Jerusalém.

Explosões sacudiram prédios em toda Gaza e sirenes de foguetes fizeram israelenses em muitas cidades do sul correrem em busca de abrigo durante a noite. Dois palestinos foram mortos e mais de 100 feridos em ataques aéreos, disseram autoridades palestinas.

[Um policial israelense segura sua arma enquanto protege um motorista israelense ferido momentos depois que testemunhas disseram que seu carro bateu em um palestino durante confrontos perto de Lion's Gate, perto da Cidade Velha de Jerusalém]

Seis israelenses foram feridos por um foguete, disseram médicos.

Nove crianças estavam entre os 20 mortos em Gaza nessa segunda-feira e vários foguetes foram lançados contra Israel, muitos deles interceptados por defesas antimísseis.

Os eventos foram desencadeados por militantes de Gaza atirando na área de Jerusalém pela primeira vez desde a guerra de 2014, cruzando o que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu chamou de "linha vermelha".

O aumento da violência veio quando Israel celebrou o “Dia de Jerusalém”, marcando sua captura de Jerusalém Oriental na guerra árabe-israelense de 1967.

A escalada começou com confrontos na Mesquita de Al-Aqsa, no coração da Cidade Velha murada, no complexo conhecido pelos judeus como Monte do Templo e pelos muçulmanos como Santuário Nobre - o local mais sensível no conflito israelense-palestino.

O Crescente Vermelho Palestino disse que mais de 300 palestinos ficaram feridos em confrontos com a polícia israelense, que disparou balas de borracha, granadas de atordoamento e gás lacrimogêneo no complexo. A polícia disse que 21 policiais ficaram feridos nas escaramuças.

[Sheikh Jarrah de Jerusalém Oriental torna-se emblema da luta palestina]

Embora o problema tenha diminuído depois de algumas horas, houve outros pontos focais de tensão, como o bairro de Sheikh Jarrah em Jerusalém Oriental, ao norte da Cidade Velha, onde várias famílias palestinas enfrentam o despejo de casas reivindicadas por colonos judeus em processos legais.

O Hamas, grupo militante islâmico que controla Gaza, estabeleceu um prazo final para Israel remover sua polícia de Al-Aqsa e Sheikh Jarrah. Quando expirou, sirenes soaram em Jerusalém e foguetes atingiram os arredores da cidade.

Israel vê toda Jerusalém como sua capital, incluindo a parte oriental anexada após a guerra de 1967, em um movimento que não garantiu o reconhecimento internacional.

Os palestinos querem Jerusalém Oriental como capital de um estado que procuram em Gaza e na Cisjordânia ocupada por Israel.

O Hamas e o menor grupo militante Jihad Islâmica assumiram a responsabilidade pelo lançamento de foguetes em Jerusalém.

O Exército israelense disse que atingiu alvos que incluíam militantes, túneis de ataque e a casa de um comandante de batalhão do Hamas.

Dos 20 palestinos mortos na segunda-feira, sete, incluindo três crianças, eram parentes que morreram em uma explosão na cidade de Beit Hanoun, embora não esteja claro se foi causado por um ataque israelense ou por um foguete palestino que falhou.

[AVISO: CONTEÚDO GRÁFICO - Autoridades de saúde disseram que pelo menos 20 pessoas, incluindo nove crianças, foram mortas em ataques aéreos israelenses no território palestino, lançados depois que grupos militantes palestinos dispararam foguetes perto de Jerusalém]

Um porta-voz militar israelense disse que cerca de um terço dos foguetes palestinos disparados ficaram aquém e causaram danos e vítimas dentro de Gaza.

Os esforços internacionais para conter a violência pareciam já ter acontecido. Uma autoridade palestina disse à Reuters que Egito, Catar e as Nações Unidas, que mediaram tréguas entre Israel e Hamas no passado, estiveram em contato com o líder do grupo, Ismail Haniyeh.

A tensão vinha crescendo há semanas durante o mês sagrado muçulmano do Ramadã, em meio a confrontos entre as forças de segurança israelenses e manifestantes palestinos, o que gerou preocupação internacional de que os eventos poderiam sair de controle.(com agência Reuters)

LEIA TAMBÉM

Sheikh Jarrah de Jerusalém Oriental torna-se emblema da luta palestina