ESPORTES

NAS QUADRAS - Tudo sobre basquete

Se em janeiro a NBA começa sua fase de especulação de trocas de jogadores, por aqui o negócio esquenta mesmo é em quadra. Isso porque desde a temporada 2018/2019 do NBB é disputado o torneio Super 8

Por PEDRO RODRIGUES, [email protected]
[email protected]

Publicado em 15/01/2022 às 11:18

... ...

O torneio é tiro curtíssimo e funciona da seguinte forma: os oito primeiros colocados da temporada atual do NBB se enfrentam no modelo de cruzamento olímpico. Ou seja, o primeiro enfrenta o oitavo colocado, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro encara o sexto e, o mais perigoso de todos, quarto colocado luta com o quinto. Como é jogo único, à medida que o time elimina o seu adversário, mais longe vai na competição. E são apenas 3 jogos incluindo a final para o time se sagrar campeão e garantir uma vaga na Basketball Champions League Americas, o principal torneio da America Latina.

 

Macaque in the trees
. (Foto: reprodução)

 

O Super 8 deste ano começa neste sábado (15) e se encerra no próximo sábado (22), com mando de quadra da equipe melhor classificada. A boa notícia para o fã de basquete é que todos os jogos serão televisionados pela ESPN e na Fox Sports. Um alívio já que o NBB tem sofrido com “apagão” de alguns jogos nesta temporada.

Os confrontos estão definidos da seguinte forma: Sesi Franca Basquete (1º) x Caxias do Sul Basquete (8º), Flamengo (2º) x Paulistano/Corpore (7º), 123 Minas (3º) x Basquete Unifacisa (6º), São Paulo (4º) x Bauru (5º).

Em condições normais já seria difícil palpitar sobre estes confrontos, mas infelizmente o NBB não passou incólume pela variante Omicron do Coronavirus. Times como o São Paulo estão bastante prejudicados com diversos jogadores e até membros da comissão técnica acometidos. Os favoritos Franca e Flamengo têm casos confirmados dos pivôs Lucas Mariano e JP Batista. O São Paulo, que no ultimo jogo contra o Pato Basquete teve que apelar para o Sub 20 para completar o elenco, está com nada mais, nada menos que o craque Marquinhos com Covid.

Não tem como esconder que os casos de Covid junto com a alta minutagem nos últimos jogos dos jogadores que não foram infectados vão prejudicar o torneio. Às vezes esquecemos que estes jogadores são seres humanos e precisam de descanso físico e mental. Talvez o NBB pudesse ter parado o campeonato e recomeçado no Super 8? Talvez. Porém existem contratos e compromissos que devem ser cumpridos. Ficou muito ruim logo na primeira semana do ano começarmos com um W.O. do time de Rio Claro, já que não, a equipe não possuía jogadores suficientes para colocar em quadra. Uma situação complicada que até a poderosa NBA se enrolou toda no final do ano passado e começo deste ano.


Macaque in the trees
O técnico Gustavo de Conti conta com Dar Tucker para defender o título do Super 8 (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

 

Vamos aos palpites:


15/01 (Sábado)

16h10– Flamengo (2º) x Paulistano/Corpore (7º) – ao vivo na ESPN e na TV Cultura

O Flamengo do técnico Gustavo De Conti defende o título da competição que venceu no ano passado, e começa sua jornada contra um adversário que acabou com a invencibilidade de 42 jogos do Rubro-negro. O Paulistano já mostrou capacidade de superação ao vencer o Bauru com apenas 4 jogadores em quadra e pode complicar o jogo se a bola de 3 do Fla não estiver caindo. Esse torneio eliminatório pode ser uma boa oportunidade para o americano Dar Tucker mostrar por que o Fla o trouxe da Liga Argentina. Palpite: Flamengo.

 

20h – 123 Minas (3º) x Basquete Unifacisa (6º) – ao vivo na ESPN 2

Enquanto o Minas tem hoje o melhor estrangeiro em quadra, Shaq Johnson, o talento do jovem Gui Santos e o excelente armador Alexey, a Unifacisa aposta em talentos: Jimmy e André Goes. Se Johnson estiver em uma boa noite, o time de Campina Grande terá que contar muito com seu banco para vencer. Palpite: 123 Minas

 

16/01 (Domingo)

12h – Sesi Franca Basquete (1º) x Caxias do Sul Basquete (8º) – ao vivo na ESPN

O France tem melhor time da atual temporada, líder do campeonato e ainda por cima jogando em casa. A dupla Georginho e Lucas Dias promete infernizar o Caxias e mostrar que são favoritos para vencer o torneio. Palpite: Franca.


20h – São Paulo (4º) x Bauru (5º) – ao vivo no FoxSports

Este aqui será o melhor confronto. Os dois times estão dizimados devido à Covid, e tudo pode acontecer. Pelo lado de Bauru sempre podemos contar com Alex Garcia,e o São Paulo vem com Tyrone e Bennet e espera que craques como Caboclo e principalmente Marquinhos voltem logo. Com os dois times procurando afirmação na temporada, a principio teremos um confronto disputadíssimo. Palpite: Bauru.

Tags: