MARCAS

Toyota fecha fábrica em São Bernardo, a 1ª planta da montadora fora do Japão

...

Por MARCAS JB
[email protected]

Publicado em 06/04/2022 às 10:34

Alterado em 06/04/2022 às 10:34

Fachada da montadora japonesa Toyota em Sorocaba (SP) Foto: Folhapress / Lalo de Almeida

A montadora japonesa Toyota anunciou, nessa terça-feira (5), a transferência das atividades de sua fábrica na cidade de São Bernardo do Campo, zona metropolitana de São Paulo, para outras unidades no interior paulista.

A montadora afirmou que a mudança será feita de forma gradual. O processo de transferência da produção para o interior paulista tem previsão de início para dezembro deste ano e deve ser concluído em novembro de 2023.

A Toyota afirma ainda que todos os seus empregados em São Bernardo do Campo receberão ofertas para manterem seus empregos. Recentemente, a empresa anunciou investimento de R$ 50 milhões em sua fábrica de Indaiatuba, também no interior paulista.

A fábrica de São Bernardo do Campo foi aberta pela Toyota em 1962 e foi a primeira aberta pela empresa fora do Japão. Atualmente a instalação fabril produz peças para a fábrica de motores da montadora em Porto Feliz, também no interior de São Paulo, e também para serem exportadas para os Estados Unidos.

O estado de São Paulo perdeu pelo menos mais outras duas fábricas de veículos nos últimos anos. Recentemente, a norte-americana Ford fechou uma fábrica também em São Bernardo do Campo. Além disso, a alemã Mercedes-Benz fechou uma instalação fabril em Iracemópolis, vendida à chinesa Great Wall Motors. (com agências Reuters e Sputnik Brasil)

Tags: