ASSINE
search button

Conselhos para quem está pensando em comprar um imóvel em Praia Grande

Pixabay -
...
Compartilhar

Quando se trata de comprar quaisquer imóveis em Praia Grande (SP), é justo dizer que esta será uma das maiores compras que você já fez. Afinal de contas, o processo de compra de um imóvel envolve muito fatores, que o torna um dos tipos de negociação mais complexos também.

Objetivamente, faz todo o sentido esperar o seu tempo e obter o máximo de conhecimento e visão possível, antes de assinar na linha pontilhada. Com isso em mente, aqui estão algumas dicas que você precisa saber antes de iniciar sua pesquisa de propriedades e fazer sua proposta de compra e planejar sua mudança. Confira nossos conselhos a seguir!


1. Considere cuidadosamente os tipos de imóvel que você pode pagar
Antes de começar a procurar uma casa para comprar em Praia Grande (SP) ou mesmo um bairro para morar, certifique-se de saber quanto você realmente pode pagar. Isso não significa o máximo que você pode pedir de financiamento: significa o máximo que você está preparado para pagar a cada mês. O reembolso do empréstimo à habitação - mais os custos associados à aquisição de uma casa - afetam o seu orçamento mensal muito mais do que o pagamento do aluguel.

Planeje seu orçamento com o pagamento do empréstimo à habitação em mente e viva seu novo orçamento por três meses - lembrando-se de reservar uma quantia todos os meses para manutenção. Dessa forma, você pode garantir que seu financiamento bancário não se transforme em uma pedra de moinho e poderá viver sua vida da maneira que quiser. Não se esqueça: quando você compra um imóvel, há uma série de outros custos iniciais a cobrir também, incluindo custos de registro de imóvel e comissões do vendedor - portanto, certifique-se de considerá-los. Depois disso, solicite uma pré-aprovação.

2. Pesquise a área local
Reserve um tempo para saber o máximo possível sobre os bairros que identificou como tendo potencial para comprar, que estão aparecendo em suas pesquisas de imóveis ou especificamente de venda de apartamento em Praia Grande, se este for o seu alvo. Pesquise preços dos imóveis e tendências na área local; os bairros próximos ao seu local de trabalho ou escola das crianças são ótimos lugares para começar. Fale com agentes imobiliários e seu corretor bancário para ter uma ideia do que está acontecendo na área local e preços praticados. Certifique-se de entender como as propriedades são avaliadas e como isso difere do preço de tabela.

3. Reserve um tempo para avaliar anúncios
Depois de encontrar uma propriedade na qual está interessado, você precisa se certificar de que não há surpresas desagradáveis escondidas. Verifique cheiro de mofo e odores relacionados a animais. Bata nas paredes para ver se soam vazias. Abra a secadora e a lava-louças - você nunca sabe se há pragas vivendo lá. O banheiro dá descarga corretamente? O aquecimento/ar condicionado funciona? A chaminé está funcionando acima da lareira? A pressão da água está boa? Os aparelhos funcionam? O estúdio nos fundos tem aprovação na Prefeitura? Faça perguntas e não tenha medo de perguntar mais.

4. Trabalhe com profissionais experientes
Com uma compra tão grande, faz sentido cercar-se de especialistas. Contrate um inspetor residencial licenciado o mais completo que você puder encontrar para localizar quaisquer problemas que possam acabar se tornando reparos caros. Trabalhe com um corretor de hipotecas para garantir que suas finanças sejam estruturadas para atender às suas necessidades e converse com um consultor financeiro sobre a realidade da casa própria. Para evitar conflitos, certifique-se de que seu advogado não esteja representando o vendedor.

5. Use sua cabeça, não seu coração
Muitas coisas boas na vida vêm de seguir seu coração. A posse de propriedade raramente é um deles. Não tenha medo de ir embora se o negócio não estiver certo. Haverá outras propriedades. Lembre-se de que esta é uma transação financeira e seus termos devem ser cumpridos.

Caso as coisas não saiam de acordo com o que você gostaria, lembre-se que é dando um passo para trás e tendo certeza de que é uma decisão lógica, bem pesquisada e considerada, não emocional e não precipitada, que você fechará um bom negócio.

6. Negocie o máximo que puder
Como comprador, você deve se sentir no controle e como se não tivesse nada a perder com uma negociação robusta. Certifique-se de negociar o máximo que puder. Embora R$ 10.000 ou R$ 20.000 extras possam não parecer muito no grande esquema das coisas, quando você está lidando com um negócio de seis ou sete dígitos, tudo se soma e pode fazer uma boa diferença. Valorize seu dinheiro!


7. Não se deixe sentir pressionado
Lembre-se sempre de que os agentes imobiliários são vendedores especializados e treinados, que trabalham para o vendedor e para obter eficiência de resultados. Normalmente, é do interesse deles conseguir uma venda rápida ao preço mais alto possível. Para conseguir isso, eles podem pressioná-lo a fazer uma oferta "antes que outra pessoa a arrebate". Se você se sentir apressado, recue. É menos provável que você tome uma decisão da qual se arrependa se dedicar um tempo para considerá-la de maneira adequada e objetiva.

8. Encontrar um imóvel pode demorar mais do que você pensa
Não opere no cronograma de outra pessoa e não assuma compromissos que tornarão as coisas um desafio se sua busca por uma propriedade demorar alguns meses a mais do que você esperava. Se você estiver alugando, mantenha um acordo mensal para poder se mudar sem penalidades. Quando você estiver pronto para discutir suas opções de empréstimo hipotecário e de pré-aprovação, ligue para um corretor imobiliário.

Tenha flexibilidade para usar suas economias para reduzir os juros que você paga. Pesquise muito também para obter um empréstimo de habitação com taxas competitivas, elas podem variar bastante de banco para banco. Por isso, negocie ao máximo tudo aquilo que puder, especialmente a redução de juros.

Lembre-se que a maior armadilha ao comprar um imóvel é não fazer pesquisa de todos os estágios que envolvem a sua procura, localização, negociação e forma de pagamento. Geralmente, As pessoas correm para comprar o que se encantam e são deixadas para lidar com as consequências mais adiante, perdendo dinheiro com isso. Portanto, seja prudente!