Streaming, Cinema

Por Tom Leão

nacovadoleao.blogspot.com.br

TOM LEÃO

Paramount+ é a casa de ‘Star Trek’ no streaming, com séries novas e consagradas da jornada estelar

...

Publicado em 20/05/2022 às 10:38

Alterado em 20/05/2022 às 10:38

Tom Leão Foto: JB

Se você é fã de ‘Star Trek’ (aqui, ‘Jornada nas Estrelas’), só tinha até então, no streaming, a série clássica dos anos 60, disponível no Netflix (bem como a sua versão animada, dos 70s). Depois, os filmes entraram aos poucos no Prime Video, que também lançou a série original ‘Picard’ sobre o comandante da nave da fase ‘Next Generation’. Agora, com exceção de ‘Picard’, quase tudo o que é relacionado a ‘Star Trek’ está reunido no Paramount+

Além dos filmes (quase todos, faltam os do reboot, que estão no Netflix e Prime Video) e da série clássica, desde fevereiro que as novas produções deste universo entraram no Paramount+. Em fevereiro, estrearam na plataforma a primeira temporada de ‘Star Trek Prodigy’ e a quarta temporada de ‘Star Trek: Discovery’, ambas com episódios semanais. Logo em seguida, o Paramount+ anunciou que a série de comédia, a animação original ‘Star Trek: Lower Decks’ (temporadas 1 e 2) chegou com exclusividade ao serviço de streaming na América Latina.

 

Macaque in the trees
'Star Trek: Strange New Worlds' - a nova série trekker se passa antes da original, dos anos 60, e apresenta a Enterprise sob o comando do capitão Pike (Foto: divulgação)

 

Desenvolvido pelo vencedor do Emmy Mike McMahan (conhecido por seus trabalhos em ‘Rick e Morty’ e ‘Solar Opposites’), ‘Star Trek: Lower Decks’ acompanha a equipe de apoio de uma das naves menos importantes da Frota Estelar, a USS Cerritos, em 2380. Alferes Mariner, Boimler, Rutherford e Tendi têm que manter seus deveres e vida social, já que a nave é abalada por uma infinidade de anomalias. É bastante diferente.

Mas o melhor ainda estava por vir. Neste mês, estreou ‘Star Trek: Strange New Worlds’, que se passa nos anos em que o Capitão Christopher Pike comandou a U.S.S. Enterprise (ele foi o segundo capitão e veio antes de Kirk). Antes, só havíamos visto Pike no piloto da série original, ‘The Cage’ (1966). A série conta com alguns atores/personagens da segunda temporada de ‘Star Trek: Discovery’: Anson Mount, como Capitão Christopher Pike; Rebecca Romijn, como Número Um; e Ethan Peck, como Spock. Uhura (Celia Rose Gooding) também está lá, ainda como cadete; bem como a enfermeira Chapel (Jess Bush). Aliás, a equipe feminina é bem maior do que vimos anteriormente.

A série foi escrita por Akiva Goldsman, com roteiro de Goldsman, Alex Kurtzman e Jenny Lumet. Goldsman e Henry Alonso Myers atuam como coshowrunners. Goldsman também dirige o episódio de estreia, que irá emocionar os fãs da série original. Assim como nesta, os episódios semanais trazem uma história completa e fechada, e com aquele visual retrô (mas já avançado) da série clássica, com pequenos retoques. O subtítulo refere-se a uma das frases ditas na narração original, feita por William Shatner/Kirk, que começa com ‘espaço, a fronteira final’.

Além das séries, como dissemos, os fãs da saga estelar poderão desfrutar do extenso catálogo de filmes já disponíveis no Paramount+, todos em versões remasterizadas: ‘Star Trek: O Filme’ (1979, de Robert Wise), ‘Star Trek II: A Ira de Khan’ (1982), ‘Star Trek III: À Procura de Spock’ (1984, que começa logo após o final do anterior), ‘Star Trek IV: A Volta para Casa’ (1986, que foi o maior sucesso da série nos cinemas), ‘Star Trek V: A Fronteira Final’ (1989), ‘Star Trek VI: A Terra Desconhecida’ (1991, a despedida de Kirk), ‘Star Trek: Generations’ (1994, o primeiro com Picard e a nova tripulação e naves) e ‘Star Trek: Primeiro Contato’ (1996). Ainda estão faltando mais dois filmes com a nova geração: ‘Insurreição’ (1999) e ‘Nêmesis’ (2002).

Quanto às novas séries, ‘Star Trek: Discovery’ gira em torno do encontro da Capitã Burnham e a tripulação da U.S.S. Discovery, enfrentando uma ameaça diferente com mundos federados e não federados; e ‘Star Trek: Prodigy’ é a primeira série de ‘Star Trek’ voltada para as novas gerações, seguindo um grupo de jovens alienígenas que devem descobrir como trabalhar juntos enquanto navegam por uma galáxia em busca de um futuro melhor.

Mas, a melhor de todas, até agora (apenas três capítulos, de um total de 10), é ‘Star Trek: Strange New Worlds’, não apenas por, pela primeira vez, nos mostrar a Enterprise sob o comando de Pike por completo, como por ter trazido de volta o gostinho de emoção e descobertas que a série original nos apresentava a cada episódio. Tomara que tudo dê certo e ela continue.

 

STREAMINGS+

* A MUBI, distribuidora global e serviço de streaming, anuncia a realização do MUBI festival, nos dias 4 e 5 de junho, no Museu da Imagem e do Som – MIS, em São Paulo. O primeiro festival da MUBI no mundo terá a exibição de cinco filmes exclusivos e aclamados em festivais internacionais, além de música e debates. A programação completa será divulgada em breve.
* A Apple Original Films e a Skydance Animation vão lançar, em breve, o novo filme de animação: "Luck", sobre a pessoa mais azarada do mundo. A versão em português terá a voz de Gregório Duvivier, como o gato Bob.

 

Macaque in the trees
A série 'Dollface', estrelada por Kat Dennings, já está com a sua segunda temporada, no Star+ (Foto: divulgação)


* Estreou mais uma minissérie limitada sobre startups/unicórnios: ‘Super Pumped: a batalha pela Uber’ conta a história de Travis Kalanick (feito por Joseph Gordon Levitt), fundador da Uber. Está disponível, com exclusividade, no Paramount+. Também no elenco, Uma Thurman (como Arianna Huffman).

* O Globoplay fechou parceria com a Starzplay para oferecer combo exclusivo. Assinantes e não assinantes do Globoplay poderão adquirir a assinatura da Starzplay que combina os dois serviços por R$ 35,80/mês. O acordo prevê que todo conteúdo Starzplay estará disponível dentro do Globoplay. Quem já assina Globoplay poderá fazer o upgrade.

* Falando em Starzplay, a plataforma anunciou a renovação da próxima temporada da série dramática ‘P-Valley’. Retorna com a segunda temporada em 3 de julho, com novos episódios disponibilizados todos os domingos. A plataforma também anunciou a renovação de ‘Shining Vale’, que terá uma segunda temporada de oito episódios, ainda sem data para estrear.

* Estreou exclusivamente no Star+ a segunda temporada de “Dollface”. A série é estrelada por Kat Dennings (a Darcy dos filmes ‘Thor’, da Marvel), que faz Jules, uma jovem que precisa encarar uma grande mudança de vida.
* A Starzplay anunciou que adquiriu os direitos de ‘Queer as Folk’. A série de oito episódios vai estrear no Reino Unido na sexta-feira, 1 de julho, e chega ao Brasil no domingo, 31 de julho, com dois novos episódios por semana.
* O Prime Video anunciou a nova série ‘A Lista Terminal’, estrelada por Chris Pratt (‘Guardiões da Galáxia’). A produção estreia no dia primeiro de julho exclusivamente na plataforma da Amazon, e terá oito episódios.

* ‘A Serpente de Essex’, série estrelada por Claire Danes (‘Homeland’) e Tom Hiddleston (‘Loki’), já está com os dois primeiros episódios na AppleTV+, que estreia hoje o thriller, ‘Now and Then - O Segredo Que Nos Une’.

#starzplay #paramount+ #primevideo #star+ #globoplay #mubi #appletv+

Redes sociais: @tomleao

Tags: