Streaming, Cinema

Por Tom Leão

TOM LEÃO

Minissérie ‘The Offer’ conta a dura saga que foi produzir ‘O Poderoso Chefão’ há 50 anos

...

Publicado em 06/05/2022 às 09:58

Alterado em 06/05/2022 às 09:58

Tom Leão Foto: JB

Neste ano de 2022, completam-se 50 anos da estreia do primeiro filme da clássica trilogia ‘O Poderoso Chefão’ (‘The Godfather’). Para celebrar este marco, o serviço de streaming Paramount+ disponibilizou em seu catálogo os três filmes que marcaram o cinema mundial: ‘O Poderoso Chefão, partes 1 e 2’ (filmes 1 e 2 remasterizados) e ‘O Poderoso Chefão 3 - Desfecho: A Morte de Michael Corleone’ (na versão do diretor, com cenas extras e um final diferente do mostrado nos cinemas).

‘O Poderoso Chefão’, considerado um dos maiores filmes de todos os tempos, é um drama sobre a máfia italiana, baseado no romance de mesmo nome de Mario Puzo (que foi best-seller, mas desagradou a máfia, por sua versão acurada de como funcionava a organização), mas muito centrado na família. Conta a história da poderosa família criminosa ítalo-americana de Don Vito Corleone (Marlon Brando, que ganhou Oscar pelo papel). Quando o filho mais novo do Don, Michael (Al Pacino, no papel que o revelou), relutantemente se junta à máfia, é arrastado para o inevitável ciclo de violência e traição. Embora Michael tente manter um relacionamento normal com sua esposa, Kay (Diane Keaton), ele se envolve cada vez mais nos negócios da família.

 

Macaque in the trees
A trilogia 'O Poderoso Chefão' está com cópias remasterizadas e em versões especiais, no Paramount+; que também lançou a série 'The Offer', sobre os bastidores da produção do primeiro filme (Foto: reprodução)

 

Os filmes (todos dirigidos por Francis Ford Coppola, que estabeleceu seu nome como grande diretor a partir deles) continuam arregimentando fãs, após meia década, e se tornaram cults de fato, com fãs fervorosos ao redor do mundo.

A celebração pela data continua com o lançamento da minissérie (em 10 partes), ‘The Offer’, que já está com os três primeiros episódios disponíveis, com um novo lançado toda sexta-feira. ‘The Offer’ é baseada nas incríveis experiências do produtor vencedor do Oscar, Albert S. Ruddy (ainda vivo; na série, feita por Miles Teller), e sua jornada na criação de ‘O Poderoso Chefão’, um dos filmes mais complicados de ser realizado, mas que deu muito prestígio à Paramount. E dá até hoje.
Hoje em dia, é difícil imaginar como foi complicado para todos os envolvidos transformar em filme o livro de Mario Puzo. Foi um trabalho hercúleo (e em conjunto) do lendário produtor Robert Evans (feito por Matthew Goode), do diretor Coppola (Dan Fogler) e, sobretudo, do produtor Ruddy (Teller). Evans tinha de convencer os então donos da Paramount, os executivos da empresa Gulf + Western (que não entediam nada de cinema); o novato Coppola tinha de provar que poderia dirigir um grande filme para um grande estúdio; e o produtor Ruddy teve a tarefa mais árdua: convencer, pessoalmente, o chefão da máfia de Nova York, Joe Colombo (excelente caracterização de Giovanni Ribisi), de que o filme seria diferente do livro, não transformaria os italianos em caricatura e, sobretudo, não usaria a palavra ‘máfia’.

Mesmo a gente sabendo que, no fim, tudo deu certo (o filme foi um sucesso de bilheteria mundial e ganhou vários prêmios), é tenso acompanhar como foi o processo (até Frank Sinatra, que se achou mal representado como um cantor citado no livro, tentou impedir que o filme fosse feito). O que mostra que, ontem ou hoje, emplacar uma produção por um grande estúdio ainda é um jogo arriscado, já que tudo pode acontecer. Nada é garantido.

Então, caso você seja fã da saga do Chefão (no original seria o ‘Padrinho’), e curta tramas envolvendo a máfia italiana, a dica que damos é a seguinte: assista primeiro a ‘The Offer’ (mesmo que apenas aos primeiros capítulos - hoje tem mais um); depois, veja a trilogia dos filmes de Coppola (todos estão no Paramount+, remasterizados e com versões estendidas); e encerrada esta fase, vá até ao HBO Max e comece a maratonar a ‘Família Soprano’ (‘The Sopranos’, 8 temporadas), a fenomenal série (uma das melhores de drama de todos os tempos) que, de certa forma, atualizou tudo o que ‘The Godfather’ adiantou nos 70s, e trouxe ainda mais toques de realidade ao assunto.

Para fechar: um filme essencial – e que liga os dois mundos, ‘O Chefão’ e ‘Os Sopranos’ -, ‘Os Bons Companheiros’ (‘The Goodfellas’, 1990), de Martin Scorsese, também está no HBO Max. É o complemento perfeito para a ‘maratona mafiosa’.

 

STREAMINGS+

*O Canal TCM, enfim, voltou às origens. E, honrando seu nome, Turner Classic Movies, voltou a exibir clássicos de Hollywood, em vez de séries e filmes recentes chinfrins, e nada a ver com a proposta original. Assim é possível esbarrar com um ‘Gata em teto de zinco quente’ aqui; um ‘Robin Hood’ (o primeiro, com Errol Flynn) ali; e algum Capra, acolá. Pena que a imagem do canal linear por aqui é muito ruim (no exterior é transmitido em HD).

*No HBO Max, na aba Marcas/Warner Bros., clássicos imperdíveis, como ‘O Falcão Maltês’ e ‘Casablanca’ (com Humphrey Bogart), ‘Laranja mecânica’ e ‘Barry Lyndon’ (de Kubrick), ‘Disque M para matar’ e ‘Intriga Internacional’ (de Hitchcock), ‘Bullitt’ e ‘Os implacáveis’ (com Steve McQueen) e ‘Vidas amargas’ (com James Dean) estão disponíveis.

 

Macaque in the trees
A comédia 'O pecado mora ao lado' ('The seven year itch'), de Billy Wilder, que tem a marcante cena da saia de Marilyn Monroe levantada pelo vento do metrô, está no catálogo de clássicos da Fox, no Star+ (Foto: divulgação)

 

*Falando em filmes clássicos, o Star+ tem alguns da Fox em seu catálogo. Entre os quais: ‘Os homens preferem as louras’ (1953) e ‘O pecado mora ao lado’, ambos com Marilyn Monroe; e ‘Love me tender’ (1956), um dos primeiros filmes de Elvis Presley.

*Na semana do Dia das Mães, VIX preparou uma seleção de filmes para celebrar a data. Os conteúdos podem ser acessados de forma gratuita, sem a necessidade de criar uma conta/login. Basta baixar o app no seu dispositivo favorito, escolher e play!

*Apple anunciou que irá produzir um filme sobre a vida do ator Michael J. Fox. Ele vai recontar a extraordinária história de Fox, segundo suas próprias palavras, incluindo os fatos que se seguiram ao seu diagnóstico do mal de Parkinson aos 29 anos.

*O Sesc TV exibe especial Caymmi em maio. A programação do canal conta com a estreia do documentário ‘Dê Lembranças a Todos’ e os conteúdos de acervo ‘Musical Família Caymmi’, ‘Passagem de Som’ e ‘Instrumental Sesc Brasil’, com Dori Caymmi, e ‘Compactos’, com Alice Caymmi e Danilo Caymmi. Tudo a partir deste 6 de maio, às 23 horas.

 

Redes sociais: @tomleao

Tags: