Streaming, Cinema

Por Tom Leão

nacovadoleao.blogspot.com.br

TOM LEÃO

Temporada de ‘filmes do Oscar’ no Netflix

...

Publicado em 14/01/2022 às 09:12

Alterado em 14/01/2022 às 09:12

... ...

Durante o ano, o serviço de streaming Netflix faz o papel das TVs abertas de antigamente: toda semana, lança um ‘filme de sábado à noite’. Geralmente, uma produção com alguns atores conhecidos, para servir de isca, mas com tramas pífias e qualidade duvidosa. Aí, chega virada do ano e, subitamente, tudo melhora. Lançam os ‘filmes bons’, feitos para serem indicados ao Oscar. Estreiam em dezembro nos cinemas dos EUA, para poder concorrer ao prêmio. E logo em seguida estão disponíveis na plataforma.

Por isso, nas últimas semanas, foi uma estreia boa quase toda sexta-feira. Começou muito bem com o drama de época ‘Passing’ (já comentado aqui), que marca a estreia na direção da atriz inglesa Rebecca Hall. A história, baseada num livro, mostra como as pessoas negras, nos anos 1920, nos EUA, tentavam se passar por brancas, para poder frequentar partes da cidade (e até arrumar marido), além do Harlem, e não serem hostilizadas. É um fato relevante, num filme bem feito (em p-b, para evocar o período) e com boas atuações de Ruth Negga e Tessa Thompson.

 

 

Macaque in the trees
'Passing' mostra mulheres negras que, nos anos 1920, se passavam por brancas, para poder circular em Manhattan sem problemas (Foto: divulgação)

 

Depois, mais ou menos nessa ordem, vieram o western ‘The Power of the Dog’ (muito mal traduzido aqui como ‘O ataque dos cães’) e o drama ‘The lost daughter’, ambos com altíssimo potencial de concorrer em várias categorias principais do Oscar 2022.
O primeiro (que acaba de levar o Globo de Ouro na categoria ‘melhor filme’) é um ‘western noir’. Porque, embora não filmado em p-b, evoca o clima misterioso do gênero noir, com uma trama que se desvenda nos detalhes, num filme lento, mas que entrega um final surpreendente. Dirigido pela neozelandesa Jane Campion (‘O piano’), foi filmado em sua terra natal, se passando por Montana (EUA). E com atuações contidas, mas fortes, de Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst e do jovem Kodi Smit-McPhee.

O segundo é um drama baseado em livro da escritora italiana Elena Ferrante, e também traz a estreia na direção de uma atriz. No caso, a americana Maggie Gyllenhaal (que, pelo roteiro deste, foi premiada no Festival de Veneza 2021). Mostra uma professora de Literatura Inglesa, Leda Caruso, de férias na Grécia, que se envolve no desaparecimento de uma boneca de uma criança, cuja mãe (Dakota Johnsson) ela estava observando na praia. O fato evoca memórias de seu passado, na relação que tinha com suas próprias filhas (foi mãe jovem demais e não estava pronta para isso). As ótimas Jessie Buckley e Olivia Colman se revezam no papel da jovem e atual Leda (que é alterego da própria autora do livro), numa trama muto bem construída e cativante.

Foi um ano duro e minguado para o cinema, fora o fenomenal novo filme do Homem-Aranha. A julgar pelos parcos concorrentes, o Oscar 22 deverá ser tão ou mais fraco do que o de 2021, que passou batido.

 

STREAMINGS+

Macaque in the trees
'Pam &Tommy': minissérie mostrará o momento em que a sextape de Pamela Anderson e Tommy Lee vazou (foi roubada) na internet, no fim dos anos 90 (Foto: divulgação)

 

* O Prime Video anunciou que a terceira temporada de ‘The Boys’ estreia no dia 3 de junho com três episódios. Após a estreia, será lançado um episódio novo toda sexta-feira.

* Netflix voltou com a quarta temporada do bacana ‘Cobra-Kai’, e a terceira do sci-fi ‘Perdidos no espaço’. Já AppleTV+ anunciou que ‘The Morning Show’ renovou para terceira temporada. E ‘The Great’, do Starzplay, também terá terceira temporada.

 

Macaque in the trees
'The Boys' estará de volta, com a aguardada terceira temporada, em junho (Foto: divulgação)

 

* Estreia neste domingo, no Starzplay, ‘Express’. A produção espanhola, com oito episódios, conta a história de uma psicóloga criminal, Bárbara Vázquez, depois que ela se torna vítima de um crime traumatizante: o sequestro-relâmpago.

* O Star+ exibirá a minissérie ‘Pam & Tommy’, que estreia em 2 de fevereiro, com os três episódios disponíveis. A série mostra o roqueiro Tommy Lee (da banda Mötley Crüe) e a atriz Pamela Anderson (da série de TV ‘Baywatch’) na época em que uma sextape do casal vazou e foi divulgada na internet.

* O Prime Video anunciou a série documental ‘Phat Tuesdays’, sobre o show de comédia de mesmo nome que acontecia na The Comedy Store, na Califórnia, e que lançou as carreiras de alguns dos maiores comediantes negros dos Estados Unidos.

* Conforme anunciado em outubro, o Telecine passou a ofertar seu conteúdo em streaming pelo Globoplay, pago à parte.

* A partir da semana que vem acontece a mudança de nome de cinco canais esportivos Fox/ESPN. O ESPN Brasil, por exemplo, se chamará apenas ESPN. Já o Fox Sports vai virar ESPN 4.

* Starzplay anunciou que a série original ‘Señorita 89’, que gira em torno do concurso de beleza Miss México de 1989, estreará em 27 de fevereiro exclusivamente na Espanha e América Latina.

* A Apple TV+ lança dia 18 de fevereiro a série dramática "Severance", do diretor, ator e produtor executivo Ben Stiller.

Tags: