Streaming, Cinema

Por Tom Leão

nacovadoleao.blogspot.com.br

TOM LEÃO

O nacional ‘Descascados’ e a biografia ‘Apresentando os Ricardos’ são os destaques para seu cinema em casa

.

Publicado em 24/12/2021 às 09:34

Alterado em 24/12/2021 às 09:35

... ...

Com os megafilmes americanos (como o novo do Homem-Aranha e a nova sequência de ‘Matrix’) ocupando a maioria das salas do país, fica difícil para os pequenos filmes aparecerem nas salas. A solução é o VOD (vídeo sob demanda) e o streaming.

Um destes filmes é ‘Descascado’, de André Borelli, contando com a atuação de apenas dois atores (foi feito durante a pandemia). Breno (Pablo Diego Garcia) é um jovem adulto que leva uma vida extremamente regulamentada e metódica. Trancado em seu apartamento 24 horas por dia, o rapaz faz deste espaço o seu mundo: lá ele trabalha, come, dorme, se exercita e se masturba. Sua rotina, no entanto, sofre uma reviravolta inesperada quando a bela Verônica (Marcela Gibo), uma jovem ruiva, aparece em sua vida, do lado de fora, o convidando para algo.

 

Macaque in the trees
Nicole Kidman e Javier Barden, fazem Lucille Ball e Desi Arnaz, em cinebio (Foto: Foto: divulgação)

 

Imediatamente, o contato desperta em Breno uma sensação nova, forçando-o a deixar a bolha de proteção que ele criou ao seu redor e render-se ao desconhecido do mundo lá fora. Já está disponível para aluguel nas plataformas Now, Looke, Apple TV, Vivo, Google Play, Microsoft e Sky Play.

Uma surpresa agradável é a chegada da cinebiografia ‘Apresentando os Ricardos’ (‘Being the Ricardos’) no serviço de streaming Prime Video, do Amazon. Estrelado por Javier Barden e Nicole Kidman, com roteiro e direção de Aron Sorkin (da série ‘The Newsroom’, do HBO), conta a história do famoso casal televisivo Desi Arnaz (e sua persona, Ricky Ricardo) e Lucille Ball, uma das maiores e mais queridas atrizes americanas da TV, que marcou gerações com a série ‘I Love Lucy’, que batias recordes de audiência.

Apesar da rica história de vida do casal (que, entre outras coisas, foi dono do estúdio/produtora Desilu, que, entre outras coisas, bancou a clássica serie de tv sci-fi ‘Star Trek’), o filme se foca mais no ocaso da carreira de ambos, e em seus problemas pessoais (se passa durante sete dias). Focando em quando Lucy foi acusada de ser ‘comunista’.

A própria filha do casal, Lucie Arnaz, elogiou a produção, embora tenha ressaltado que Barden não se parece em nada com seu pai (de fato, o cubano Desi era menor do que o espanhol Javier). Curiosamente, quem faria o papel de Lucille, a princípio, seria outra atriz australiana, Cate Blanchett, que é superfã de Ball. Mas no fim tudo deu certo, já que a atuação de Kidman é boa. E parece que Sorkin queria um ator brasileiro para fazer Arnaz (especulou-se que seria Wagner Moura). Até que soube que nós aqui, apesar de latino-americanos, não falamos espanhol.

De resto, quem conhece Sorkin sabe que seus filmes são verborrágicos e politizados. E ‘Apresentando os Ricardos’ não escapa disso. Para o bem ou para o mal.

 

STREAMINGS+

* O programa “CNN Séries Originais” volta à grade da CNN Brasil para mais uma temporada com documentários e séries. A primeira, “Vinhos de Portugal: Tradição e Tecnologia”, estreia no dia 8 de janeiro, com apresentação de Elisa Veeck.

* Milton Santos, intelectual baiano falecido em 2001, é até hoje considerado um dos mais relevantes pensadores brasileiros. Suas ideias estão no filme “Encontro com Milton Santos”, dirigido por Silvio Tendler, a ser exibido pelo Curta!, na ‘Quinta do Pensamento’, dia 30 de dezembro, às 22h25.

 

Macaque in the trees
Seu Jorge, é a figura principal, na série 'How to be a carioca', do Star+ (Foto: Foto: divulgação)

 

* A nova série animada do Nickelodeon, ‘As Aventuras de Big Nate’, é baseada nos livros infantis e histórias em quadrinhos de sucesso, escritos e desenhados pelo autor e cartunista Lincoln Peirce. Terá 26 episódios, e a estreia está programada para o início do próximo ano no serviço de streaming Paramount+, nos Estados Unidos, América Latina, Canadá e Austrália.

* A HBO Max confirmou que ‘2022’, produção Max Original, está em fase de pós-produção. Com criação de Monique Gardenberg, o especial apresentará 22 canções, divididas em dois episódios, além de um material de bastidores com entrevistas e cenas exclusivas. A produção conta com a participação de 48 artistas, incluindo o maestro Jacques Morelenbaum, Ludmilla, Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Racionais MC’s, Elza Soares, etc.

* O Star+ anunciou o início das gravações de “How To Be a Carioca”, uma nova produção original de comédia, que chegará na plataforma em 2022. Com direção criativa de Carlos Saldanha (“Rio”, “A Era do Gelo”), que também dirigirá alguns episódios, e estrelada por Seu Jorge, a série baseada no best-seller homônimo será gravada na cidade do Rio de Janeiro, claro.

.

Redes sociais: @tomleao

Tags: