Streaming, Cinema

Por Tom Leão

nacovadoleao.blogspot.com.br

TOM LEÃO

‘Annette’: musical surreal, só no Mubi

.

Publicado em 10/12/2021 às 08:35

Alterado em 14/12/2021 às 16:56

... ...

O filme mais recente de Leos Carax, ‘Annette’, apesar de ser uma produção original Amazon, ainda não estreou nem nos cinemas daqui, nem na plataforma de streaming do Amazon, o Prime Video (nos EUA, foi lançado em agosto).Mas já está disponível para todos os assinantes da plataforma Mubi. E vale a pena, já que ainda não há previsão para o streaming Amazon.

O diretor francês Leos Carax não é do tipo que faz filmes convencionais. Desde o começo, com ‘Sangue Ruim’ (‘Mauvais Sang’, 1986, muito copiado pelos publicitários daqui), ele mostrou que tinha algo diferente a dizer. Por isso os hiatos entre os seus filmes, de cinco, seis anos. Ele só filma quando necessário. E quando tem financiamento para isso. Já que seus filmes não fazem boas bilheterias, agradam mais aos críticos. Mas depois viram cults.

 

Macaque in the trees
'Annette', musical surreal de Leos Carax (com Adam Driver e Marion Cotillard), embora seja uma produção Amazon, está disponível na plataforma Mubi (Foto: divulgação)

 

Assim, alguns anos depois de seu último trabalho, o incrível ‘Holy Motors’ (2012), Carax está de volta com duas novidades: o seu primeiro filme falado em inglês (e com cenas rodadas em Los Angeles, nos EUA) e... musical! Assim é ‘Annette’, estrelado pelo onipresente ator americano Adam Driver e pela francesa Marion Cotillard. Ele faz um comediante stand-up. Ela, uma cantora de ópera. Ambos famosos. Formam um casal atípico (e muito apaixonado) e concebem Annette, uma menina que nasceu com um dom muito especial.

Outro detalhe curioso é que ‘Annette’ não foi concebido, originalmente, como um filme. Mas como um disco conceitual da banda inglesa Sparks (que se chamaria ‘The Seduction of Ingmar Bergman’). Contudo, como se mostrou muito caro e complicado para fazê-lo ao vivo em turnês, a - podemos chamar assim - ‘ópera-rock’ virou filme com colaboração da própria banda (liderada pelos irmãos Ron e Russell Mael, que aparecem na abertura do filme). E como Carax é fã deles, topou a ousada empreitada.

Ao longo de duas horas e meia, acompanhamos a saga de Annette que, após a (trágica) separação dos pais, se torna um fenômeno mundial. Mas os motivos não contarei aqui, para não tirar a principal e maior surpresa do filme que beira a bizarria. O que, para quem conhece Carax, é normal. As várias reviravoltas justificam a duração do filme, que acaba sendo quase um dois-em-um, tal a diferença que há entre a primeira e a segunda metades, que são bem distintas.

Então, se você está disposto a encarar um filme diferente -- e um musical como nenhum outro que você viu ou verá tão cedo –, ‘Annette’ vale ser conferido. Por enquanto, apenas no Mubi (lembrando que os filmes só ficam lá por 30 dias). Ainda bem que, hoje em dia, existem as grandes plataformas de streaming para bancar esse tipo de obra de arte que não se encaixa nos imbecilizantes padrões vigentes atuais, em que tudo é formatado para agradar a todos.

 

STREAMINGS+

* Até domingo, o Star+ estará acessível gratuitamente para quem quiser testar a plataforma de streaming.
* O canal infantil Boomerang foi extinto e, em seu lugar, entrou o similar Cartoonito.
* Para quem assistiu a ‘Casa Gucci’, e quer saber mais sobre a maquiavélica Patrizzia Regianni (feita no filme por Lady Gaga), o streaming Discovery+ está com o documentário ‘Lady Gucci’, na qual a própria revela detalhes do que aconteceu na vida real.
* Filmes de Vincent Carelli, Marcos Magalhães e Juliana Vicente estreiam na Itaú Cultural Play. No total, são 10 filmes que podem ser acessados, gratuitamente, na plataforma de streaming.
* No dia 29 de dezembro estreia no Disney+ ‘O livro de Boba Fett’, nova série do universo Star Wars. A série acompanha o lendário caçador de recompensas Boba Fett (Temuera Morrison) e a mercenária Fennec Shand (Ming-Na Wen) navegando pelo submundo da galáxia.
O Prime Video anunciou que a quarta temporada de ‘Maravilhosa Sra. Maisel’ estreia em 18 de fevereiro de 2022, com dois novos episódios sendo lançados a cada sexta-feira. Já o Star+ estreia com exclusividade a sexta temporada da série ‘This is Us’, em janeiro. E, no próximo dia 19 ‘The Great’ está de volta, no Starzplay.

Redes sociais: @tomleao

Tags: