Streaming, Cinema

Por Tom Leão

nacovadoleao.blogspot.com.br

TOM LEÃO

‘O Charlatão’: um filme que se saiu bem, tanto nos cinemas quanto no VOD

.

Publicado em 13/08/2021 às 09:09

Alterado em 13/08/2021 às 09:14

... ...

Durante a pandemia (ainda em curso), os filmes pequenos/independentes foram os que mais sofreram com o fechamento temporário das salas de cinema. Justamente por não terem o apoio que as produções dos grandes estúdios têm, seja nos serviços de streaming próprios, seja na melhor/maior divulgação. Pequenas distribuidoras, como a A2 Filmes, por exemplo, precisam se garantir no serviço de VOD (vídeo on demand), no aluguel nas plataformas digitais. Já que o total arrecadado nas salas é pouco para pagar o investimento. Ganham mais no atacado (lançamento de vários títulos, nas plataformas), do que no varejo (cinemas).

Macaque in the trees
O filme, baseado em fatos reais, é sobre a vida de Jan Mikolášek (Josef Trojan), um curandeiro tcheco conhecido e bem-sucedido (Foto: Foto: divulgação)

Um dos filmes lançados neste esquema, que está indo bem, tanto no cinema, quando no VOD, é “O Charlatão”, de Agnieszka Holland. O filme, baseado em fatos reais, é sobre a vida de Jan Mikoláek (Josef Trojan), um curandeiro tcheco conhecido e bem-sucedido que diagnosticou e curou pessoas usando sua intuição e sua familiaridade com as plantas.
Seus remédios e prescrições, embora principalmente a base de plantas, incluíam mudanças no estilo de vida e na dieta alimentar. Ele curou não apenas pessoas pobres das aldeias, mas também muitas pessoas conhecidas, incluindo o presidente da Checoslováquia, Antonin Zápotocký.

Contudo, os métodos de diagnóstico e cura notórios de Mikoláek acabaram por chamar a atenção do regime comunista tcheco (se passa nos anos 50). Ele foi finalmente preso depois que estricnina foi encontrada nos corpos de dois homens que ele havia tratado.

A diretora, Agnieszka Holland (nascida polonesa, mas radicada tcheca), que navega bem por entre produções comerciais e outras mais autorais, é conhecida dos frequentadores do circuito de arte brasileiro por filmes como “Filhos da Guerra” (“Europa, Europa”, 1990), pelo qual foi indicada ao Oscar de direção - o que a levou a filmar nos Estados Unidos, nos anos 90. Aliás, “O Charlatão” foi o filme indicado da Republica Tcheca ao Oscar de 2021, mas não entrou na seleção final. E é a Escolha dos Editores do mês, no NOW.


STREAMINGS+

Macaque in the trees
A partir deste mês, Pluto TV estará presente na Claro Box TV e na Net Claro TV (Foto: Foto: divulgação)

Finalmente, a Disney fechou acordo com a Starz, para uso do nome Star+ em seu serviço de streaming que chega ao Brasil no dia 31 deste mês. O acordo pelo uso do nome ficou na casa dos R$ 50 milhões. Já os valores de assinatura do novo serviço não foram divulgados. Nem se terá combo com o Disney+

A partir de 17 de agosto, todas as partidas da UEFA Champions League poderão ser assistidas, ao vivo, e sem custo adicional, só na HBO Max. Apresentados pela TNT Sports, serão mais de 120 jogos transmitidos ao vivo na plataforma de streaming com o melhor conteúdo. A tradicional exibição na TNT permanece com a exibição de algumas das melhores partidas do campeonato.

A Pluto TV, serviço de streaming gratuito da ViacomCBS, anuncia o lançamento do canal temporário da saga Jornada das Estrelas, o Pluto TV Star Trek (canal 50), até o dia 31 de agosto; além dos novos canais MasterChef Brasil (195), Jeannie é um Gênio (105) e o MTV Biggest Pop (915). Além disso, a partir deste mês, Pluto TV estará presente na Claro Box TV e na Net Claro TV (nesta é preciso consultar as cidades participantes).

* O Espaço Itaú de Cinema chegou, enfim, à plataforma Itaú Cultural Play, com a mostra Ugo Giorgetti, com 12 filmes e duas pré-estreias. É tudo gratuito, bastando acessar o aplicativo.

Saltbox TV é um novo serviço de streaming com um diferencial: é todo voltado para o público adulto-idoso (acima dos 60 anos). O veterano Ed Asner, que foi o Lou Grant na clássica série de TV ‘Mary Tyler Moore’ e no seu spin-off, ‘Lou Grant’, será o coordenador do game show ‘Silver Stars’. Interessante ideia.

Redes sociais: @tomleao

Tags: