Streaming, Cinema

Por Tom Leão

nacovadoleao.blogspot.com.br

TOM LEÃO

É MGM, mas não é exatamente aquela Metro

.

Publicado em 04/06/2021 às 09:03

Alterado em 04/06/2021 às 09:18

... ...

A anunciada compra da MGM pela Amazon se concretizou na semana passada. E vários jornais, impressos e televisivos, correram para dar imagens de filmes clássicos da Metro. Como “...E o vento levou” e “O Mágico de Oz”, por exemplo. Contudo, estes filmes não fazem parte deste pacote. A MGM atual e a Metro clássica são duas coisas distintas, hoje em dia. Em 1986, Ted Turner (ex-dono da CNN e TNT) comprou o catálogo antigo da MGM para dar conteúdo a seu canal xodó TCM (Turner Classic Movies). É por isso que filmes clássicos como "...E o vento levou", "Cantando na chuva", "2001: uma odisseia no espaço" e "O Mágico de Oz" não fazem parte da compra da Amazon, de ativos da MGM, por US$ 8,45 bilhões.

Em vez disso, esses filmes estão, atualmente, nos canais e serviços de streaming WarnerMedia (dono da HBO e do HBO Max, que comprou TCM, TNT e CNN).

Turner, que vendeu sua empresa para a Time Warner há 25 anos, comprou o catálogo de filmes da MGM em 1986 do hoteleiro de Vegas (onde está o hotel-casino MGM) Kirk Kerkorian por cerca de US$ 1,1 bilhão.

Macaque in the trees
Até a logo da MGM mudou. E não traz mais o leão característico (Foto: Reprodução)

Assim, os 3.650 filmes restantes da MGM forneceram conteúdo Turner para sua já estabelecida TBS, bem como sua então nova rede TNT. Em 1994, Turner inaugurou a Turner Classic Movies, que começou a usar uma grande parte da biblioteca de filmes da MGM. Turner tinha um amor particular por "...E o vento levou". Os filmes que ele comprou incluíam não só os da MGM, como também os da RKO e Warner Bros. antes de 1950. Além dos desenhos da Metro, como os popularíssimos Tom & Jerry e o cãozinho Droopy.

Daí, a AT&T comprou a Time Warner em 2018, se livrou da malfadada AOL, e concluiu sua operação de mídia WarnerMedia (como o grupo se chama atualmente). Assim, todos os filmes da MGM, antes de 1986, pertencem à WarnerMedia, que, em breve, como parte de um acordo que a AT&T acaba de anunciar, vai agregar com a Discovery para incluir seus canais no HBO Max. A Amazon Prime, assumindo que a compra enfrentará obstáculos regulatórios (como não lançar os filmes Bond simultaneamente com os cinemas), vai reforçar sua lista relativamente pequena de filmes, com mais 4.000 títulos com essa compra, incluindo os das séries Bond, ‘Rocky’ e "Tomb Raider", mais "Fargo", "Touro Indomável", "RoboCop" (que faz parte do espólio da falida Orion) e os premiados com Oscar "Feitiço da Lua" e "O Silêncio dos Inocentes".

Alguns dos filmes pré-1986 que a Amazon comprou faziam parte da United Artists (por um tempo, o grupo se chamou MGM/UA) e da Orion. Os outros filmes da MGM foram lançados após 1986. Os demais poderão ser vistos em plataformas da Warnermedia, como o HBO Max, que entra no Brasil no final de junho.

Como se vê, hoje em dia, até a logo da MGM mudou. E não traz mais o leão característico. É outra Metro.

STREAMINGS

*Após menos de seis meses no ar, o canal Loading acabou com toda a sua programação ao vivo e agora exibe apenas animes e séries orientais. Motivo: a Kalunga, que patrocinava o canal, saiu da empreitada. Dizem que o grupo Jovem Pan está de olho no canal.

*Já a Rede Brasil, que por pouco não saiu do ar, repaginou seu nome e logo para RBTV, para assim espantar de vez a confusão que rolava entre TV Brasil e Rede Brasil, que são totalmente diferentes.

*Apesar do streaming, uma nova TV por assinatura chegou ao mercado: a BluTV (transmite pelo sistema DTH, via mini parabólica), que promete pacotes com 100 canais por $39,90 (HBO à parte). O receptor grava a programação, tem apps de música, capta a TV digital aberta. Também dá para ver alguns canais (Cartoon Network, TNT, Space) no celular ou tablet, via BluPlay.

*O canal Comedy Central e o Grupo Jovem Pan firmaram parceria para produção do programa ‘Comédia Futebol Clube’, nova mesa redonda que une humor e futebol em um só lugar (meio na linha Rock/Pop Bola). O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 21h, a partir de 31 de maio, no Comedy Central; às 21h30, no canal do Youtube JovemPanEsportes; e às 23h nas rádios do grupo Jovem Pan. Depois, fica no app Panflix.