Streaming, Cinema

Por Tom Leão

nacovadoleao.blogspot.com.br

TOM LEÃO

´Meu pai' chega nos cinemas e em VOD

.

Publicado em 09/04/2021 às 08:59

Alterado em 09/04/2021 às 08:59

... ...

A noite de premiação do Oscar está chegando (25 de abril). E uma das torcidas deste ano é que o prêmio de melhor ator vá para o veterano Anthony Hopkins, por ‘Meu pai’ - que estreou nos cinemas nessa quinta-feira, nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e Florianópolis; e a partir de hoje (9) estará nas plataformas digitais Now, Itunes (Apple TV) e Google Play, disponível para compra. A partir do dia 28 de abril, o filme ficará disponível também para aluguel nas plataformas citadas e também na Sky Play e na Vivo Play.

Em ‘Meu pai’, acompanhamos a rotina de Anthony (Hopkins), que tem 81 anos. É um homem com Alzheimer, em estado de demência. Ele mora sozinho em seu apartamento em Londres, e recusa todos os cuidadores que sua filha, Anne (Olivia Colman, ganhadora do Oscar por ‘A Favorita’, e concorrendo novamente por este, na categoria coadjuvante), tenta impor a ele. Mas isso se torna uma necessidade maior quando ela resolve se mudar para Paris com um homem (Rufus Sewell) que conheceu há pouco, e não poderá estar com pai todo dia.

Macaque in the trees
Anthony Hopkins em Meu pai (Foto: Divulgação)

A partir daí, fatos confusos começam a acontecer: uma cuidadora, que também pode ser sua filha (Olivia Williams) aparece na casa. Um homem (Mark Gatiss) diz que o apartamento é seu. E nada mais faz sentido na cabeça de Anthony, que passa a ter lembranças de uma filha ausente (Imogen Poots), que também pode ser uma pretendente a ser sua cuidadora. Estaria ele enlouquecendo? A única coisa que liga Anthony à realidade é o seu relógio, que vive perdendo e encontrando pela casa.

O filme, que é adaptação de uma peça de mesmo nome, ‘The Father’ (no original, em inglês), é dirigido pelo mesmo autor da peça, Florian Zeller. A atuação de Hopkins é de arrancar aplausos e lágrimas. Simplesmente sensacional, com todo o respeito aos demais competidores na categoria: o falecido Chadwick Boseman, por ‘A voz suprema do blues’ (Netflix); Riz Ahmed, por ‘O som do silêncio’ (Prime Video); Gary Oldman, por ‘Mank’ (Netflix) e Steven Yeun, por ‘Minari’ (inédito aqui).

O fato é que a atuação de Hopkins é arrebatadora. E a situação mostrada é muito triste. Ninguém merece morrer sem saber quem é, como o personagem chega a perguntar.

S.T.R.E.A.M.I.N.G.S

* A Pluto TV, serviço de streaming gratuito de televisão, depois de lançar o BET (Black Entertainment Television), adicionou nesta semana mais três canais: Tokusato, Nosey Escândalos e Nosey Casos. O Tokusato (canal #188) traz de volta clássicos japoneses, como Jaspion; Nosey Escândalos (canal #151) tem os famosos (e polêmicos) programas e talk shows apresentados por Jerry Springer e Maury Povich; e o Nosey Casos (canal #152) oferecerá uma programação com dramas judiciais como ‘Divorce Court’ e ‘Judge Karen’.

* Outro canal de streaming gratuito, o VIX Filmes e TV, lançou esta semana o VIX Kids e Família. Os destaques são as animações “Os Smurfs”, com os episódios originais dos anos 80, e “Hello Kitty", uma das personagens mais famosas do mundo.

Macaque in the trees
. (Foto: Divulgação)

* ‘Paisagens rítmicas’ é o documentário que aborda a trajetória do músico gaúcho Julio Falavigna em sua busca pela harmonia entre ritmo e alma. O lançamento digital exclusivo pela O2 Filmes nas plataformas Google, Looke, Now, Vivo e YouTube.

* O Primeiro Festival Brasileiro de Cinema Cômico começou nessa terça, dia 6, e vai até 11 de abril, com a premiação. Tudo pelo Youtube. Grátis. A cineasta homenageada é a Betse de Paula, que está lançando uma minissérie no festival. Os Filmes serão exibidos de 6 a 11 de abril, online, pelo Youtube, acompanhados de debates e masterclasses.

* Estrelada por Dominic Cooper, a minissérie ‘Fleming: The Man Who Would Be Bond’ (Starzplay) desvenda um pouco da verdadeira história do homem responsável por 007, o espião mais famoso do mundo. Com quatro episódios, a minissérie de ação se passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando Fleming foi convocado para trabalhar em uma missão contra os nazistas. As experiências vividas por Fleming durante esse período serviram de inspiração para que ele criasse James Bond.