Streaming, Cinema

Por Tom Leão

nacovadoleao.blogspot.com.br

TOM LEÃO

Drunk: um brinde à vida

.

Publicado em 02/04/2021 às 10:11

... ...

Recentemente, o diretor dinamarquês Thomas Vinterberg (que faz parte do grupo que criou o Dogma, nos anos 90) disse que não faz filmes para ‘passar mensagens’. Ainda bem. Porque esta é uma das pragas do cinema moderno.

Em seu novo filme, o magnifico ‘Druk: mais uma rodada’ (‘Another round’), que está disponível em plataformas digitais (NOW, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes) e nos cinemas, ele mostra um grupo de quatro professores de meia idade que enfrentam diversos tipos de problemas: financeiros, conjugais, existenciais. Todos precisam de algo para animar suas vidas, quebrar suas rotinas. Um deles, Martin (Mads Mikkelsen, de ‘A caça’, numa de suas melhores atuações), baseado numa pesquisa que leu, sugere que eles passem a tomar certas quantidades de álcool durante o dia, para ver se isso animaria suas vidas. Então, como numa irmandade secreta, eles criam regras para dar cabo do plano, ditando em quais horários beber e a quantidade de álcool limite no sangue.

Macaque in the trees
Druk segue sem fazer julgamentos ou dar lição de moral (Foto: Henrik Ohsten/divulgação)

E de fato a rotina deles muda mesmo. O álcool traz uma certa alegria, anima os espíritos e ajuda nas performances em classe. Contudo, assim como acontece com as drogas, o álcool produz diferentes efeitos em cada um deles. E absolutamente, não ajuda a resolver os problemas pessoais. Pode até acentua-los.

O filme segue assim, sem fazer julgamentos ou dar lição de moral. Afinal, todos os envolvidos são adultos. E o álcool faz parte da cultura dos dinamarqueses (há até uma espécie de corrida dos bêbados para os novos formandos, uma tradição local). Se você tem um problema conjugal, profissional ou pessoal, ele é só seu. E nada vai ajudar a resolvê-los. A não ser você.

Baseado numa peça escrita pelo próprio Vinterberg (que o dedica a sua filha, morta recentemente), ‘Druk’ é, melancolicamente, lindo. O filme - que está indicado a dois Oscars (direção e filme estrangeiro, aposto que ele ganha nesta categoria) - resolve a questão com ótica adulta, sem pedir desculpas por nada. Afinal, como diz Martin numa aula, Hitler era vegano, não bebia, era artista plástico e deu no que deu. O mal está no coração dos homens...


.S.T.R.E.A.M.I.N.G.S.
* Entre os dias 2 e 5 de abril, o Cine Sucesso, canal 52 da Pluto TV, exibe o especial Páscoa nas Estrelas. Trekkies e Trekkers poderão curtir quase 72 horas de ‘Jornada das Estrelas’, sem interrupções (sete filmes, no total). Usuários brasileiros podem acessar Pluto TV através do site pluto.tv , baixando o aplicativo para Android e iOS e em dispositivos como Amazon Fire TV, Android TV, Apple TV, Chromecast e ROKU. O acesso é grátis.
* “The last cruise”, um relato em primeira pessoa do pesadelo vivido a bordo do navio de cruzeiro Diamond Princess, após o início da pandemia da Covid-19, está em cartaz no HBO e HBO GO. Com imagens registradas pelos passageiros e pela tripulação, ‘The last cruise” conta histórias vividas a bordo do cruzeiro no começo da pandemia.
* Para os amantes do cinema nacional, a VIX Filmes e TV, plataforma de streaming gratuita, lançou o canal “O2 Play Filmes Brasileiros”. A novidade, fruto da parceria com a distribuidora O2 Play, vai destacar filmes e séries produzidos por brasileiros – do catálogo da O2 Play - que poderão ser vistos de graça. O longa “Domésticas”, dirigido por Fernando Meirelles e vencedor de diversos prêmios, é o destaque na semana de estreia.

Macaque in the trees
O longa Domésticas, dirigido por Fernando Meirelles, está no catálogo da O2 Play e pode ser visto de graça (Foto: Divulgação)

* Disney Media & Entertainment Distribution anunciou novas datas de lançamento para diversos títulos do Walt Disney Studios. Entre eles, o próximo live-action da Disney, “Cruella” (28 de maio) e de “Viúva Negra”, da Marvel Studios (9 de julho). Ambos estarão nos cinemas e no Disney+, sendo que, no streaming, pagos à parte, na época de seus lançamentos.
* Starzplay, o serviço internacional de streaming premium da Starz, anunciou um acordo de licenciamento com a NBC Universal para a minissérie ‘Dr. Death’, que segue os eventos reais chocantes em torno de um cirurgião do Texas que ganhou o apelido por sua negligência grosseira contra mais de 30 pacientes entre 2012 e 2013. Joshua Jackson, Alec Baldwin e Christian Slater estão no elenco. A série já está em produção.