Streaming, Cinema

Por Tom Leão

nacovadoleao.blogspot.com.br

TOM LEÃO

'Little Bird's' traz os contos eróticos de Anaïs Nin para o Starzplay

Publicado em 05/02/2021 às 13:36

... ...

Durante um tempo, a inglesa Juno Temple era conhecida como a filha do diretor de cinema e clipes musicais Julien Temple, um dos caras que mais documentaram a cena punk/new wave britânica da virada dos anos 1970 para 80. Contudo, nos últimos anos, Julien começou a ser conhecido como ‘o pai de Juno’, como ele mesmo me disse, em entrevista recente, quando esteve no Brasil para uma mostra de seu trabalho, que aconteceu no MIS/SP.

Agora, a lourinha que já se aventurou em papéis ousados no cinema (como em ‘Roda gigante’, de Woody Allen) e nos últimos anos vem emprestando seu talento para a TV (esteve na série de vida curta do HBO, ‘Vinyl’; e está, atualmente, no sucesso da AppleTV, ‘Ted Lasso’) volta com mais um papel ousado, em ‘Little birds’. Agora, como Lucy Savage, herdeira nova-iorquina que - recém-casada e em lua de mel no Marrocos -, percebe que seu casamento não vai durar (seu marido tem um affair gay). Então, se volta para o surpreendente, diverso (e degenerado) mundo de Tânger, em 1955.

Macaque in the trees
Little birds - que foi lançado em outubro, no Reino Unido, e chega aqui no dia 14, no Starzplay (Foto: Divulgação)

Mas esse não é um drama de época bobo sobre uma ingênua estrangeira. Em vez disso, ‘Little birds’ - que foi lançado em outubro, no Reino Unido, e chega aqui no dia 14, no Starzplay (via Prime Video, Apple TV, Claro TV e dispositivos Roku), é uma série baseada em contos de Anaïs Nin (‘Henry & June’). É sobre uma mulher se descobrindo sexualmente. O que Lucy vê é um mundo diferente do seu, um país fervilhante, povoado por personagens interessantes. Como a provocativa dominatrix Chrerifa Lamour (Yumma Marwan), que cativa a imaginação de Lucy, e ajuda em seu despertar sexual.

Mas não espere nada muito explícito. Como nos contos de Anaïs Nin, o erotismo é mais sugerido do que descrito/mostrado, cabendo à imaginação do leitor fantasiar a respeito. No elenco estão também Rossy DePalma (uma favorita dos primeiros filmes de Almodóvar) e o sumido Jean-Marc Barr, de ‘Imensidão azul’, de Luc Besson. Alguns podem achar ‘Little birds’ com mais estilo do que substância. E, às vezes, a diretora Stacie Passon realmente se deixa levar pela atmosfera geral. Mas as boas atuações e a prosa de Anais Nin compensam a viagem, que dura apenas seis episódios.

R.U.G.I.D.O.S

* Amazon anunciou os novos conteúdos que estreiam este mês, no Prime Video no Brasil: a segunda temporada do reality show brasileiro ‘Soltos em Floripa’ e a primeira temporada da série espanhola exclusiva Amazon ‘O Internato: Las Cumbres’. O filme original ‘Bliss’, protagonizado por Owen Wilson e Salma Hayek, também chegará ao serviço em fevereiro.

Macaque in the trees
Amazon Prime Video anunciou a segunda temporada do reality show brasileiro Soltos em Floripa (Foto: Divulgação)

* O especial “Novos Caminhos em Marte” terá sua estreia mundial no Smithsonian Channel na noite de 15 de fevereiro, pouco antes da data prevista para a chegada do rover Perseverance a Marte (18 de fevereiro). “Novos Caminhos em Marte” acompanha de perto o desenvolvimento do projeto e da construção do Perseverance (até então, o mais sofisticado de todos os rovers enviados a Marte) pelos engenheiros da Nasa. Dia 15 de fevereiro, às 22h, no Smithsonian.

* As estreias da semana, no Belas Artes A La carte: “Germinal” (1993), dirigido por Claude Berri com Gérard Depardieu, inspirado no romance homônimo de Émile Zola; o drama iraniano “Nahid - Amor e Liberdade” (2016), filme vencedor do prêmio Un Certain Regard, no Festival de Cannes 2015; a divertida comédia italiana “Empresta-me a tua mulher” (1980); e o primeiro longa-metragem de Stanley Kubrick, “Medo e desejo”, de 1953.

* O projeto “Sua Sessão Cinemark”, que oferece a possibilidade de reservar sessões privadas para grupos de até 20 pessoas, agora está presente nos 15 complexos da rede no Brasil. Coisas da pandemia.