ASSINE
search button

O cogumelo que ajuda seu coração e sua silhueta!

... -
.
Compartilhar

Não é de hoje que os cogumelos são vistos como superalimentos. Eles são usados milenarmente tanto nas receitas como de forma medicinal, tamanhas as suas qualidades. Mas você sabia que um deles têm alguns benefícios especiais para a saúde cardiovascular? Estou falando do cogumelo shitake, originário do leste da Ásia e muito usado na culinária dessa parte do mundo. E como a cozinha asiática vem fazendo sucesso no ocidente já faz muitos anos, é bem provável que você já conheça e tenha até provado essa maravilha.

O shitake não é apenas saboroso. Dentre seus muitos benefícios, também melhora sua saúde cardiovascular e equilibra seus níveis de colesterol. Em um estudo feito na Universidade de Tohoku, no Japão, ratos com hipertensão foram alimentos com o cogumelo shitake durante 9 semanas. Os resultados mostraram que sua pressão arterial reduziu consideravelmente.

Mas não foi só isso. Os níveis de colesterol, incluindo o VLDL, que é considerado ruim, também diminuíram. A pesquisa usou também outro cogumelo, o maitake, e viu efeitos similares. Como sempre comento, você não precisa ter uma preocupação excessiva com o colesterol. O destaque aqui, portanto, é para a redução de pressão, causada pelos fitonutrientes do shitake. Eles atuam impedindo detritos de se fixarem na parede dos vasos sanguíneos, isso sim importante para evitar infartos e derrames.

Shitake e emagrecimento

Outra faceta pouco explorada e nem sempre comentada do shitake é seu auxílio no emagrecimento. Em outra pesquisa, feita também em animais e publicada no Journal of Obesity, os cientistas alimentaram ratos com uma dieta rica em gordura ruim durante 6 semanas. Eles foram divididos em 3 grupos, e cada um recebia também doses diferentes de cogumelo shitake na alimentação. Ficou claro que os animais que comiam as maiores doses do cogumelo tiveram ganho de peso 35% menor do que os outros grupos. Eles tiveram menos acúmulo de gordura e menor massa corporal ao fim do estudo.

De fato, o cogumelo shitake conta com substâncias que auxiliam na redução de gordura, como a eritadenina e o beta-glucan, uma fibra alimentar que também melhora a imunidade e aumenta a saciedade – ou seja, são muitos benefícios em um único alimento! Como se não bastasse tudo isso, o shitake também:

•É rico em vitamina B

•Contém vitamina C

•Contém cálcio e outros minerais

•Tem ação antifúngica

•Ajuda no combate a infecções

Minha sugestão é que você o consuma na sua dieta keto, usando-o em receitas que levem gorduras naturais boas, proteínas em moderação e, é claro, cortando os carboidratos ao máximo. Agora, mãos à obra. É hora de fazer essa delícia oriental. Procure por cogumelos de boa procedência, prepare as panelas e chame a família. Além de turbinar sua saúde, todo mundo vai adorar. Aproveite e Supersaúde!

Referências bibliográficas:

•Kabir Y, Yamaguchi M, Kimura S. Effect of shiitake (Lentinus edodes) and maitake (Grifola frondosa) mushrooms on blood pressure and plasma lipids of spontaneously hypertensive rats. J Nutr Sci Vitaminol (Tokyo). 1987;33(5):341-346. doi:10.3177/jnsv.33.341

•Handayani D, Chen J, Meyer BJ, Huang XF. Dietary Shiitake Mushroom (Lentinus edodes) Prevents Fat Deposition and Lowers Triglyceride in Rats Fed a High-Fat Diet. J Obes. 2011;2011:258051. doi:10.1155/2011/258051

•Quer Melhorar o Colesterol? Coma Ovos! – www.DrRondo.com

•Controle de Colesterol com Dieta: Você Ainda Acredita? – www.DrRondo.com

•Shitake, o Supercogumelo – www.DrRondo.com

 

•Dr. Wilson Rondó Jr. 

•CRM RJ 52-0110159-5 

•Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo 

•Registro nº 058357