Saúde & Alimentação

Por Wilson Rondó Júnior

[email protected]

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Isso pode mudar tudo que sabemos sobre o Alzheimer

.

Publicado em 10/01/2022 às 09:26

. ...

Às vezes eu faço uma pergunta no meu consultório que assusta meus pacientes. Eu pergunto:
“Será que você está com Alzheimer e ainda não sabe?”

Calma, não é uma insensibilidade minha. Na verdade, eu nunca perguntaria isso para alguém que de fato apresenta algum sintoma. É apenas algo que falo para pessoas que levam uma vida pouco saudável, e logo em seguida explico que hábitos ruins – como má alimentação, cigarro, álcool em excesso, falta de exercícios – pode levar ao Alzheimer.

O fato de não saber é porque nós temos uma tendência a imaginar que o Alzheimer só começa na terceira idade... Mas isso é falso. Quando os sintomas aparecem, significa que a doença já está instalada. Ela começou aos poucos, ao longo de muito tempo, e foi se desenvolvendo silenciosamente – apoiada pelos hábitos ruins que falei. E, sem cuidados, uma hora a conta chega, e tudo o que você pode fazer é tentar reduzir a marcha do Alzheimer. Mas, como isso ocorre? E como começa?

 

Entendendo o início do Alzheimer

Já se tinha a noção de que o Alzheimer começa antes do que se imaginava. Mas uma pesquisa recente jogou nova luz sobre o assunto – e também um novo alerta sobre a importância de você começar a se cuidar agora...

Pesquisadores da Universidade de Cambridge pela primeira vez divulgaram os resultados de uma análise feita em humanos sobre o avanço do Alzheimer. Eles analisaram tanto dados de pessoas que faleceram com a doença como o de pessoas ainda vivas, por meio de escaneamento do cérebro.

A grande novidade é que esse estudo pode mudar tudo o que conhecemos nessa área, pois foi possível observar que o Alzheimer não começa em uma parte do cérebro e se espalha aos poucos, como se achava... Mas ele pode começar em vários pontos diferentes, como explica o Dr. Georg Meisl:

“O pensamento era que o Alzheimer se desenvolvia de uma forma semelhante a muitos cânceres: os agregados se formam em uma região e, em seguida, se espalham pelo cérebro. Mas, em vez disso, descobrimos que, quando o Alzheimer começa, já existem agregados em várias regiões do cérebro e, portanto, tentar impedir a propagação entre as regiões fará pouco para retardar a doença.”

Por outro lado, também se viu que a replicação dos agregados de proteína TAU no cérebro (o que causa o Alzheimer) é bem lenta, demorando cerca de 5 anos em cada área afetada. É por isso que quando os sintomas aparecem, a doença já estava progredindo há muitos anos... E é por isso que você tem tempo para se proteger, mas precisa agir agora!

 

Dicas para se proteger do Alzheimer

Sempre vale a pena recordar aquelas dicas simples:

1. Faça uma dieta keto

2. Aumente sua sensibilidade à insulina, cortando os carboidratos

3. Consuma alimentos antioxidantes

4. Tome sol para conseguir vitamina D

5. Tenha uma boa flora intestinal

6. Faça detox de metais pesados se possível

7. Durma de 7 a 8 horas por dia

8. Estimule sua mente com estudo e atividades
Que tal? Não é nada difícil. Vamos manter nossa saúde e nossa independência quando a idade chegar.

Supersaúde!

_______


Referências bibliográficas:

• Science Advances, 2021; 7 (44) DOI: 10.1126/sciadv.abh1448.

• University of Cambridge. "Cause of Alzheimer’s progression in the brain." ScienceDaily, 29 October 2021.

• Os 10 Causadores de Risco de Alzheimer – www.DrRondo.com

• Como Proteger seu Cérebro do Alzheimer – www.DrRondo.com

• Diabetes e Alzheimer são a Mesma Doença? – www.DrRondo.com

• Mais uma Pesquisa mostra Relação entre Apneia do Sono e Alzheimer - www.DrRondo.com

www.drrondo.com

.

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357

 

Tags: