Saúde & Alimentação

Por Wilson Rondó Júnior

[email protected]

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Se você dorme mal... também come mal

.

Publicado em 15/11/2021 às 09:13

Alterado em 15/11/2021 às 09:13

. ...

Uma pergunta rápida: o que acontece quando você dorme menos do que deveria? Talvez você responderia...

•Que fica com sono durante o dia...
•Que não consegue se concentrar nas tarefas do trabalho...
•Que depois do almoço sente aquela vontade quase insuperável de tirar um cochilo...
•Enfim, que tem um dia péssimo!

Bom, isso realmente pode ser verdade. Mas poucos imaginam que existe um efeito colateral de dormir mal – que não tem nada a ver com sonolência. Talvez seja ele que está sabotando aquela sua velha luta contra a balança.

Sim! Dormir mal leva você a comer mal... E engordar! Achou estranho?

O fato é que cientistas dos EUA avaliaram os hábitos alimentares e de sono de 20 mil pessoas. Eles descobriram que aqueles que dormiam menos de 7 horas por noite, comiam mais carboidratos durante o dia. Além disso, faziam escolhas piores, como refrigerantes, batatas-fritas e doces. Mas, por que isso acontece?

1 – O motivo pode ser fisiológico.
Pesquisas anteriores já demonstraram que pessoas que dormem tarde apresentam uma tendência maior à obesidade, pois há mudanças hormonais que estimulam o apetite – e possivelmente a vontade de comer o que não se deve.

2 – Há também uma razão mais óbvia e visível...
Se você fica acordado mais tempo, com certeza vai fazer um lanchinho à noite – algo terrível para sua dieta. Principalmente quando se faz um lanche pouco saudável.
Então, o melhor a se fazer é dormir bem. É algo que vai ajudar não só no seu peso, mas também lhe deixar mais saudável em geral.

 

Algumas dicas para dormir melhor

Durma o tempo necessário
Como vimos, pessoas adultas devem dormir pelo menos 7 horas. Algumas vão precisar de mais, sendo até 9 horas considerado normal. Lembrando que crianças e adolescentes precisam de mais horas de sono. Recém-nascidos, por exemplo, podem dormir até 17 horas, e esse número vai reduzindo conforme se envelhece.

Durma no escuro
Nós dormirmos porque nosso corpo produz a melatonina, o “hormônio do sono”. Sua produção é afetada diretamente pela luz. Nosso corpo entende que quando a luz diminui, ou seja, à noite, ele deve ser produzido.

Por isso, para ter um sono de qualidade você precisa dormir no escuro total. Até mesmo aquela luzinha do stand-by da TV pode lhe prejudicar. Então, desligue tudo, feche bem as cortinas e tenha bons sonhos!

Cuidado com o celular
Pelo mesmo motivo, ficar muito tempo no celular, principalmente à noite, pode prejudicar o seu sono. Toda aquela luz de espectro azul pode também atrapalhar a produção de melatonina e alterar o seu ciclo circadiano.

É como se o seu corpo ficasse com dificuldade de entender que está de noite e ele precisa dormir. Portanto, evite ficar ligado em telas tanto tempo.

Alimentos que ajudam a dormir
Eles também podem te dar uma boa noite de sono, por conterem vitaminas e aminoácidos que estimulam a produção da melatonina. Alguns bons exemplos são:

•Uva passa
•Peito de peru
•Páprica
•Sementes de abóbora

Por fim, não se esqueça de tomar sol. Isso estimula a sua vitamina D, que também é importante para um bom sono, além de ajustar seu ciclo claro-escuro, que lhe ajuda a ter um bom sono.
Boa noite e Supersaúde!

_______

Referências bibliográficas:
•Sustainability, 2019; 11 (22): 6400 DOI: 10.3390/su11226400.
•Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, 2021; 121 (9): A52 DOI: 10.1016/j.jand.2021.06.145
•A Melatonina Não te Ajuda a Dormir? Pode ser por Isso! – www.DrRondo.com
•Dormir Mal pode Aumentar sua Ansiedade – www.DrRondo.com

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357

 

Tags: