Saúde & Alimentação

Por Wilson Rondó Júnior

[email protected]

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Andar de ônibus ou metrô faz mal pra sua saúde?

Publicado em 13/09/2021 às 07:41

Alterado em 13/09/2021 às 07:41

. ...

Não é segredo pra ninguém que a poluição do tráfego é um grande problema, especialmente nas cidades maiores. E na hora do rush, quando o transporte público está caótico e o trânsito engarrafado... Será que a poluição é maior?

Bom, se formos pela lógica, a resposta provavelmente seria “sim”. Se tem maior concentração de veículos, é óbvio que vai haver mais poluição. Mas será que esse aumento é sentido no organismo de quem está dentro do ônibus ou do metrô?

Foi o que a pesquisa da George Mason University, nos Estados Unidos, analisou. Segundo o estudo, fatores como a hora de partida e o trajeto que as pessoas fazem no transporte pode sim influenciar na exposição das pessoas às partículas finas (chamadas de PM2.5). É algo preocupante, principalmente porque a maioria das pessoas não têm escolha e precisam encarar o trânsito nos horários de pico. Então, o que fazer? A resposta não está necessariamente “do lado de fora”...

Existe uma poluição que você pode controlar
Com relação à poluição do tráfego e das ruas, é praticamente impossível se proteger. De uma forma ou outra, todos nós acabamos expostos a ela. Mas por incrível que pareça, há uma poluição que você pode controlar e evitar. É a poluição que existe dentro da sua casa.
Sim, hoje a poluição de interiores é tão ou até mais perigosa que a poluição do ambiente externo. Dentro de casa estamos expostos a:

•Inseticidas.
•Gás e fumaça (de cigarro, por exemplo).
•Produtos de construção: derivados de formaldeído, carpetes, azulejos, pisos, tinta de parede, móveis imitando madeira etc.
•Solventes orgânicos, presentes em tintas, móveis e produtos de limpeza.
•Cosméticos e produtos de banheiro, que não deixam de ser químicos.
•Plásticos.
•E até roupas, tapetes e colchões, que também liberam gases e produtos químicos no ambiente.

Em alguma medida esses químicos podem agir como disruptores endócrinos, ou seja, são absorvidos pelo nosso corpo (inalados ou pela pele) e são entendidos pelo organismo como hormônios.
Isso gera desequilíbrios e sintomas como depressão, fadiga, memória diminuída, falta de concentração, dor de cabeça, palpitações e incômodos nas vias respiratórias. Estamos de fato falando de um problema sério, mas a boa notícia aqui é que você tem o que fazer para se proteger. Algumas dicas são:

- Procure sempre por alimentos com efeito detox, que ajudam seu corpo a expelir os químicos absorvidos.
- Use plantas de interiores na sua casa, pois elas ajudam a filtrar poluentes do ar.
- Prefira fazer a limpeza da sua casa com produtos naturais, como bicarbonato e vinagre de maçã, por exemplo.
- Mantenha sua casa arejada, abrindo as janelas e deixando o ar circular.
- Mantenha o equilíbrio térmico em casa. Uma temperatura ambiente entre 17 e 24º C é a ideal.
Talvez seja difícil se proteger da poluição do tráfego. Mas na sua casa, você pode e deve tomar atitudes que vão beneficiar toda a família.
Supersaúde!

_______


Referências bibliográficas:
•Jenna R. Krall, Karlin D. Moore, Charlotte Joannidis, Yi-Ching Lee, Anna Z. Pollack, Michelle McCombs, Jonathan Thornburg, Sivaraman Balachandran. Commuter types identified using clustering and their associations with source-specific PM2.5. Environmental Research, 2021; 200: 111419 DOI: 10.1016/j.envres.2021.111419.
•Poluição do Ar Causa 8.8 Milhões de Mortes por Ano! – www.DrRondo.com
•7 Plantas que Purificam o Ar da sua Casa – www.DrRondo.com
•Poluição de interiores: o perigo dentro da sua casa – www.DrRondo.com

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357

 

 

Tags: