Ter um cachorro faz bem para o seu coração!

Além de promoverem a ternura nos nossos corações, uma pesquisa recente descobriu que esses animais literalmente fazem bem para a saúde

...
Credit......

Quem tem um cachorro como animal de estimação sabe o bem que eles nos fazem emocionalmente. Sempre presentes alegrando nossos dias, geram uma incrível sensação de bem-estar, e é claro que isso é ótimo para nós!

Mas além de promoverem a ternura nos nossos corações, uma pesquisa recente descobriu que esses animais literalmente fazem bem para a saúde do órgão. O estudo foi feito na República Tcheca com 1.769 voluntários. Na avaliação, pesquisadores observaram fatores como índice de massa muscular, alimentação, atividade física, pressão, colesterol e glicose. Os dados foram comparados entre pessoas que têm animais de estimação em geral com aqueles que não têm. Também se comparou os donos especificamente de cachorros e pessoas sem animais em casa.

Os resultados mostraram que as pessoas que tinham animais de estimação apresentavam menos fatores de risco para problemas cardiovasculares: eles praticavam mais atividade física, tinham melhores hábitos alimentares e níveis adequados de açúcar no sangue. Essa proteção era ainda maior entre os donos de cachorro. Segundo os responsáveis pelo estudo, os resultados podem estar associados à mudança de estilo de vida por aqueles que têm animais. Além de se manterem mais ativos, outros estudos mostram ainda que os “pais de pet” têm menos isolamento social e melhor saúde mental, também fatores importantes que refletem na saúde do coração!

Mais benefícios de se ter um cachorro

Além do sedentarismo, que diminui pela necessidade de passear e brincar com o seu amigo peludo, há a questão das alergias. Muitos ainda pensam que os animais causam alergia ou asma… Mas na verdade eles só agravam quadros de quem já tem o problema. Ou seja, não são os causadores! E tem mais: o que muitas pesquisas recentes mostram é que eles previnem este tipo de condição respiratória.

Por exemplo: um estudo sueco, feito com 600 mil crianças, concluiu que aquelas que conviviam com animais domésticos e até mesmo rurais durante o primeiro ano de vida tiveram menos chance de desenvolver asma até os 6 anos de idade. Outra pesquisa observou mães que ficavam em contato com cães dentro de casa por pelo menos 1 hora diária, concluindo que, quando essas mães tinham esse contato ainda grávidas, havia um risco menor de as crianças desenvolverem eczema depois do nascimento!

Novamente, é importante ressaltar: esses dados se referem à prevenção. Pessoas que já são alérgicas podem de fato ter reações em contato com os cães. Mas as que não são, incluindo crianças, podem se tornar mais fortes e protegidas quando convivem com os pets. Portanto, fica a dica! O seu melhor amigo, seja ele um cachorro ou outro animal, pode ser ainda mais importante para sua saúde do que você imaginava. Então dê um petisco e aquele carinho que ele merece!

Referências bibliográficas:

•Fall T, Lundholm C, Örtqvist AK, et al. Early Exposure to Dogs and Farm Animals and the Risk of Childhood Asthma. JAMA Pediatr. 2015;169(11):e153219.
•The Journal of pediatrics. February 2011Volume 158, Issue 2, Pages 265–271.e5
•Wu Y, Luben R, Jones A Dog ownership supports the maintenance of physical activity during poor weather in older English adults: cross-sectional results from the EPIC Norfolk cohort J Epidemiol Community Health 2017;71:905-911.
•Ter um cachorro faz bem para sua saúde! – www.DrRondo.com
•Cachorros podem ajudar a prevenir asma em crianças – www.DrRondo.com


Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357