Saúde & Alimentação

Por Wilson Rondó Júnior

[email protected]

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Carne vermelha a pasto: o alimento que rejuvenesce

.

Publicado em 01/03/2021 às 08:59

Alterado em 01/03/2021 às 09:05

. ...

Você sabia que há uma forma de mensuração “biológica" que mostra quais alimentos o tornam mais jovem e quais podem acelerar o seu envelhecimento? Eu estou me referindo ao comprimento de seus telômeros.
Os telômeros são as capas protetoras nas extremidades de cada um de seus cromossomos. Eles são como relógios de contagem regressiva que protegem o DNA nas suas células, que encurtam a cada divisão celular. E quanto mais curtos ficarem, mais rapidamente você desenvolve os sinais do envelhecimento. Então, ao protegê-los e nutri-los, você pode voltar anos atrás.

Ou seja, quanto mais longos são os telômeros, mais jovens se comportam as células; mas quanto mais curtos, mais vulnerável você chega à “velhice” e às “doenças do envelhecimento” – como câncer, doenças cardíacas, hipertensão e mal de Alzheimer, além de diabetes, depressão e obesidade.

Isso ficou confirmado em uma publicação recente no American Journal of Clinical Nutrition, que mostra uma relação direta entre comer muitos alimentos processados e o comprimento dos telômeros. E o consumo de mais que 3 porções diárias desses “alimentos processados” dobram o risco de encurtamento dos telômeros, segundo pesquisadores da Universidade de Navarra, na Espanha.

Os alimentos processados são aqueles feitos para serem bonitos, cheirosos, atraentes e durarem em prateleiras. Cheios de conservantes, preservativos, edulcorantes, óleos baratos, gordura hidrogenada, açúcares e amido modificado, além de carregados de pesticidas. Como por exemplo:

•pão e pãezinhos embalados
•sopas instantâneas e macarrão
•lanches como batatas fritas, biscoitos, doces e cereais matinais
•refrigerantes e bebidas energéticas
•frutas desidratadas

É ainda pior quando se consome carne de animais confinados, que nunca viram um pasto verde ou sentiram raios de sol em sua vida, pois só se alimentam com grãos. Estes não são alimentos reais... Mas é o que a imensa maioria das pessoas consome.

Felizmente nós, no Brasil, nesse ponto somos privilegiados, pois 94% do nosso gado é criado a pasto, e muito dos confinamentos são de terminação, havendo perdas, certamente, mas não como acontece por exemplo na América e Europa. Portanto, procure enfatizar uma alimentação de verdade, natural e rica em proteínas de alta qualidade, como é o caso do nosso gado.

Consuma alimentos integrais, vegetais e frutas orgânicas, carne bovina, suína, cordeiro, frango, sempre de animais criados a pasto, além de peixes de águas profundas. Só assim você desfrutará do máximo de saúde, pois atenderá exatamente o que as suas células, seu DNA e seus telômeros precisam.
Supersaúde!
-
Referências bibliográficas:
•The American Journal of Clinical Nutrition, Vol 111, Issue 6, June 2020. Pages 1259–1266.
•Int J Cancer. 2009 Apr 1; 124(7):1637-43.
•O segredo antienvelhecimento: cuide dos seus telômeros e mitocôndrias – www.DrRondo.com
•A telomerase como fonte da juventude
•Conheça as metas de saúde que você pode alcançar mantendo seus telômeros – www.DrRondo.com

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357