ASSINE
search button

TESTE 1 - Obra com cores da bandeira saudita será retirada do WTC em NY

Reprodução -
A obra "McJesus" do finlandês Jani Leinonen.
Compartilhar

Uma obra com as cores da Arábia Saudita vai ser retirada do World Trade Center, depois das críticas sobre sua colocação no local dos atentados de 2001, que o reino é acusado de ter apoiado.

A escultura, um falso bombom gigante de dois metros de altura, feito em resina de poliéster, é parte de uma instalação chamada "Candy Nations", que toma as bandeiras de cada um dos países-membros do G20.

Criada em 2011, a instalação já circulou por dezenas de países e anteriormente tinha sido instalada em outros locais de Nova York.

Atualmente, é exibida na esplanada do World Trade Center, perto do Oculus, a grande sala da estação de metrô, inaugurada em 2016.

"Estamos em contato com o Memorial do 9/11 e vários funcionários e, em colaboração com o artista, vamos transferir as instalações", disse à AFP a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, proprietária e gestora do local.

Ao invés de mover apenas a bandeira saudita, todas as instalações serão realocadas no aeroporto John F. Kennedy, informou a Autoridade Portuária.

"Sentimos que esta solução respeitava a sensibilidade única deste local e preservava a integridade artística da instalação", acrescentou.

A mudança está programada para esta semana.

Várias pessoas se mostraram sensibilizadas pela presença deste caramelo gigante, com a cor verde da bandeira saudita, no local onde se erguiam as torres-gêmeas.

"O país que financiou, organizou e orquestrou o 11 de setembro agora tem uma estátua que honra sua maldade a poucos metros de onde morreram 3.000 americanos. É uma vergonha nacional", tuitou Charlie Kirk, fundador e líder da organização Turning Point USA, que aglutina jovens conservadores.

A responsabilidade da Arábia Saudita nos ataques de 11 de setembro nunca foi oficialmente estabelecida.

Reprodução - Senador Delegado Alessandro Vieira
Emma McIntyre / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP - Diretor mexicano Alfonso Cuarón.