
IESA RODRIGUES
Masculinos, entre a Índia e as Havaianas
Publicado em 30/06/2025 às 14:33

Louis Vuitton, caminho das Índias
Pharrell sai do estilo street e aborda a alfaiataria. Em vez da tradicional inglesa, a inspiração foi na indiana. Nada de trajes típicos, nada de túnicas. As calças são mais soltas, os paletós, mais curtos. Tons de cinza e terrosos, muito rosa, inclusive nas bolsas de modelos clássicos ou na mochila. O desfile começou com orquestra ao vivo e depois completou com eletrônica. No elenco, destaque para o cabeludo ruivo, os negros e 60% no mínimo de asiáticos.
Pela plateia lotada conclui-se que: as coleções masculinas estão chamando muita atenção, por serem realistas. Em segundo lugar, talvez até o primeiro, nota-se a importância dada ao Pharrell Williams, pelo desenvolvimento de tecidos e estampas. Mais uma vez, rapidamente, aparece a palavra Tóquio em um look grafitado e algumas letras sul-coreanas nas costas de uma jaqueta.
O consumo do Oriente muda a moda.
David Catalan criou problemas com interferências artesanais portuguesas Foto: divulgação
Desejo é estilo
Anthony Vaccarello homenageia uma geração perdida de artistas (Eric Stanton, Ellis, o próprio Yves Saint Laurent), fala de um momento em que a fuga se torna elegância e o desejo, estilo. De um tempo vivido por YSL em que a beleza era um escudo contra o vazio. Vendo a coleção, é difícil descobrir estas intenções. Mas vale admirar e procurar a sensualidade sutil que paira nos casacos, jaquetas e ombros largos.
Cores escuras, peças metálicas e bordados no jardim do Miguel Vieira Foto: divulgação
Mas nem tudo é comercial e realista. Em Milão, houve propostas mais apelativas. Como a coleção Problems, do David Catalan, com interferências do artesanato rural português. Uma mistura do urbano com o streetwear. Só queria saber o por quê da coleção se chamar Problemas.
Pharrell Williams criou nas cores dos tingimentos indianos na alfaiataria Foto: divulgação
Jardim noturno
Já o português Miguel Vieira pensou em flores e cartela monocromática. Pérolas bordadas dão o sinal da intenção de luxo, peças em malha metálica traduzem uma rebeldia que contrasta com o rigor da coleção A Night in the Garden.
Conceito mais do que atual, pelo Simon Cracker Fotos: divulgação
Mais importante que a própria coleção é o conceito do Simone Botte, da marca Simon Cracker. Segundo o press release: em um mundo onde a incompetência reina suprema, somos todos experts em tudo, dependendo do assunto do dia (somos especialistas em Vaticano, virologistas, política internacional) e queremos que nossa opinião seja levada a sério nos debates das mídias sociais. “ Pronto, já deu o recado certo. A roupa, neste caso, é o de menos. Pode ser um tanto estranha, mas se encaixa no conceito do autor. Porque quem pensa assim, atualmente, é considerado estranho mesmo.
Bermuda cargo gigante contrasta com camisa comum Fotos: divulgação
Salvador da LVMH?
Recém-chegado à Dior, com poder de diretor criativo de toda a marca (Alta Costura, masculino, feminino, resort), o americano Jonathan Anderson, que fez sucesso na Loewe, está sendo considerado uma esperança para recuperar as vendas do grupo.
Esta coleção masculina ainda não diz a que veio. Um primeiro olhar até anima, vendo a enorme bermuda cargo rosa. Será a foto principal, talvez. Porque os outros looks revelam uma estratégia já adotada por John Gallliano: peças quase básicas em looks extravagantes. Vamos ver o que o sucessor da Grazia Chiuri apronta para a Alta Costura, em julho.
Panorama geral
O que pode acontecer, a julgar pela sempre difícil semana masculina:
O reforço do foco no Oriente. Mais da metade dos elencos de modelos é asiática. A fila A incluindo k-poppers e atores de k-dramas
Na Prada, shorts que parecem calcinhas Fotos: divulgação
Um esforço para manter pelo menos o nome da marca nas memórias do consumo. É a explicação possível para a Prada apresentar homens de shorts que parecem calcinhas. Nem Miuccia Prada nem o minimalista Raf Simons costumam sair do comercial deste jeito.
Matheus Hava, modelo brasileiro Fotos: divulgação
Para o Brasil, além de modelos como o belo Matheus Hava, ex-vendedor de sacolés, há Pedro Andrade e sua mulher, Paula Kim, que fazem parte da semana oficial.
Havaianas peludas completa alfaiataria de verão da Dolce &Gabbana Fotos: divulgação
E as nossas Havaianas desfilaram com a surpreendente alfaiataria veranil da dupla Dolce & Gabbana
Detalhes
Cores do verão masculino 2026: tons terrosos, areia, musgo (seco, em YSL), azul piscina ou turquesa, muito rosa e muito preto.
Trilha do Simon Cracker: Whispers - P.Machinery Beta Version - Propaganda - P.Machinery Radio Edit - Propaganda - You don’t own me - Klaus