Moda e Estilo

Por Iesa Rodrigues

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IESA RODRIGUES

Tênis, acessório inesgotável

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Publicado em 11/06/2022 às 10:35

Alterado em 11/06/2022 às 10:35

Iesa Rodrigues JB

Botas de todos os jeitos despontam nas vitrines. Até a over-the-knee (a que sobe acima dos joelhos, vista em todas as coleções). Só que, entre o conforto das pantufas e o frio das Havaianas, o tênis ganhou lugar não só de exercício, como de inovação de materiais e estilos.
Tanta evolução e inovações tinha que incluir a destruição, como na linha da Balenciaga. Neste caso, atende a duas tendências do momento: o uso até destruir a peça e atender aos colecionadores, capazes de pagar qualquer preço por um sapato único (cerca de R$ 10 mil).

 

Macaque in the trees
Tênis destruído, desgastado da Balenciaga, para colecionadores (Foto: divulgação)



Salada de frutas

Faz sentido: a Renner, atualmente com 640 lojas no país, nasceu no Rio Grande do Sul (havia uma grande loja de alfaiataria maravilhosa na Av. Borges de Medeiros, em Porto Alegre). Portanto, do estado com vastos parreirais e produção de vinhos, tinha que surgir uma linha de tênis feitos com farinha de sementes de uva. São quatro modelos, do tênis casual à bota de salto alto, em tons de bege, rosa, preto ou marrom.
“Acreditamos que o caminho para construir uma moda cada vez mais responsável passa por desenvolver matérias-primas inovadoras e ainda não convencionais. Pensando nisso, fizemos um trabalho colaborativo, engajando nossa cadeia de fornecimento e outros parceiros em um projeto que incentiva a economia circular, com o objetivo de dar uma nova função a um resíduo que seria descartado e transformá-lo em um produto com atributos de sustentabilidade e muita informação de moda”, comenta a diretora de Estilo da Lojas Renner, Fernanda Feijó.

 

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Cores de frutas nos modelos feitos com sementes de uva, da Renner (Foto: divulgação Renner)

 

 

Serviço militar

A partir de hoje, 11 de junho, a Asics e a Sneaker Politics lançam a Always Ready, o novo modelo Gel-Lyte III. O design é um agradecimento aos soldados americanos que lutaram no Iraque. O próprio Derek Curry, fundador da Sneaker Politics passou nove meses no front, em 2003. Curry lembrou das mochilas dos recrutas, com a parte superior de lona e camurça verde. Cada par vem com três adesivos destacáveis e palmilhas com o desenho de um mapa e a palavra Obrigado dedicada aos militares do exército americano. O P da logo da Sneaker Politics é estampado no calcanhar do modelo, junto com a data de lançamento bordada na lateral interna e dianteira.

 

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Inspiração em mochilas militares, no Asics a ser lançado neste fim de semana (Foto: divulgação Asics)

 


Pisando vegano

Mais uma tendência desenvolvida em forma de calçado. A Vert é marca francesa, produzida a partir de materiais reciclados e orgânicos, no Brasil. Depois de se consagrar como eco-friendly, a Vert está fazendo parceria com Malika Favre, artista gráfica e ilustradora baseada em Barcelona, assídua nas páginas da revista New Yorker. O modelo é o Nova High, para o outono/inverno, produzido com algodão orgânico e agroecológico e o solado de borracha da Amazônia. A base foi o logo da Vert, transformado por Malika em silhueta com lábios. A numeração vai do 34 ao 39, está à venda no site oficial da Vert ou nos revendedores, por preços em torno dos R$ 420 (www.vert-shoes.com.br)

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Artista gráfica modificou o logo da Vert, no tênis vegano da Vert (Foto: divulgacão Vert)




Desvio fofo
Enquanto tantas marcas seguem caminhos esperados, de acordo com as exigências do momento, a Nike muda de rumo. Pioneira nos tênis assinados, perfeita na adaptação ao uso, agora lança a linha Air Presto com estampa de Hello Kitty, adulta e infantil. Não é para academia, não é para corrida. É uma fofice que só não chega a ter preços populares porque a gatinha japonesa cobra royalties altos. Custa R$ 999,90 em geral, nos sites (como no www.maze.com.br)


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A gatinha Hello Kitty faz a gra.ca dos novos Air Presto da Nike (Foto: divulgação)


 

 

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