Moda e Estilo

Por Iesa Rodrigues

[email protected]

IESA RODRIGUES

SPFW 52 / Toque de spoil da Lenny

.

Publicado em 20/11/2021 às 11:16

Alterado em 20/11/2021 às 11:16

Iesa Rodrigues JB

A edição 52 da São Paulo Fashion Week fecha no Rio de Janeiro. Mais precisamente, em Niterói, no Caminho Niemeyer, com a apresentação do desfile da Lenny Niemeyer no domingo, 21 de novembro. Além de mostrar suas ideias para o alto verão de 2022, Lenny comemora 30 anos de marca.

 

Macaque in the trees
Convite do desfile (Foto: divulgação)

 


Convite do desfile

Ela explica os novos conceitos – que aproveitam muito das propostas de sucesso destas três décadas em que modificou o foco da moda praia brasileira, em pelo menos três pontos:

1. Revitalizou o maiô, que deixou de ser peça de senhoras e misses e passou a representar uma sofisticação até para festas estilo pool party no verão e nos iates

2. Permitiu que a roupa de praia saísse das ondas e areias para as ruas. Maiôs usados como bodies, saídas de praia virando chemises, vestidos longos e leves para os almoços pós-praia

3. Incluiu toques culturais e artísticos nas coleções. Há sempre uma história sendo contada, tudo o que a nova moda exige.

 

Vamos às respostas da Lenny:

 

Macaque in the trees
Lenny Niemeyer (Foto: divulgação)


Qual o conceito desta coleção?

“Eu acho que o conceito da coleção é uma releitura de tudo o que sempre fiz. A inspiração na botânica, arte, arquitetura, com um novo olhar, feito a partir de um shooting de fotos de coleções anteriores, tudo com um olhar mais futurista, que vai do fundo do mar até o universo, mostrando positividade, esperança e espiritualidade. Esta coleção está bastante equilibrada, lisos e estampados têm seus lugares. É claro que as estampas têm sempre muita presença em minhas coleções, pela narrativa que procuro construir em cada uma delas.”

 

Por que lançar em Niterói?

Macaque in the trees
Caminho Niemeyer, em Niterói, locação do desfile (Foto: divulgação)


Caminho Niemeyer, em Niterói, locação do desfile (foto divulgação Caminho Niemeyer)
“Gosto de celebrar as décadas no Rio de Janeiro, que foi onde comecei minha marca e sempre me inspirou. Escolhemos Niterói porque, além de ter uma vista linda para a Baía da Guanabara, tem o Caminho Niemeyer, que representa tudo o que mais amo: arquitetura poderosa em formas orgânicas.”

 

Macaque in the trees
Entre as coleções favoritas, a japonesa, inspirada nas amarrações do fotógrafo Nobuyoshi Araki (Foto: Ines Rozario)

 

 

Macaque in the trees
Outra série favorita, de inspiração botânica, desfilada no Fashion Rio (Foto: Ines Rozario)


Macaque in the trees
Um dos primeiros maiôs cavados em lugar de alças, no desfile de 20 anos, às margens da Lagoa (Foto: Ines Rozario)

 

Entre tantas, há alguma coleção que você não curtiu? E quais as favoritas?

“Gosto de todas as coleções que fiz, mas claro que, como em qualquer trabalho, existe uma evolução, conceitos que mudam. Mas posso dizer que tenho 3 preferidas: a coleção dos 20 anos, a coleção do Japão e a Botânica (que foi a última que desfilei no Fashion Rio).

Tags: