Moda e Estilo

Por Iesa Rodrigues

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IESA RODRIGUES

Livro guia do vestir poderoso

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Publicado em 17/04/2021 às 09:09

Alterado em 17/04/2021 às 09:13

Iesa Rodrigues JB

Enquanto criava os figurinos da novela Gênesis, o jornalista e pesquisador Xico Gonçalves notou que o fato de vestir as roupas facilitava compor os personagens das atrizes. A partir desta observação, Xico decidiu escrever O Poder da Imagem, livro que descomplica os caminhos da aparência adequada ou ajuda a adquirir uma identidade, uma personalidade própria.

O livro acabou virando uma espécie de guia de branding pessoal, mas inclui boas histórias sobre a origem ou quem lançou as peças que fazem parte dos guarda-roupas atuais. O conteúdo das 400 páginas é uma fonte de cultura útil não só para quem procura criar uma imagem poderosa, como para a informação de vendedores, alunos de cursos de moda e design, personal stylists, profissionais do ramo e leitores que se interessem pelo segmento, já que a moda é um registro histórico das liberdades humanas e uma radiografia de cada época.

Macaque in the trees
Xico Gonçalves, jornalista, figurinista e elegante autor do livro (Foto: Lenara Petenazzo / divulgação)

Referência para qualquer orçamento
Segundo Xico, “ninguém escolhe ser bonito ou menos atraente, magro ou graúdo, mas pode escolher o que vestir. Meu objetivo foi ensinar o leitor a criar um estilo próprio, seguindo regras básicas e descomplicadas sobre cores, formas, comprimentos, acessórios e combinações. Mesmo com orçamento modesto, é possível transmitir modernidade e melhorar a autoestima”, define o autor gaúcho, conhecido pela elegância pessoal clássica no circuito da moda brasileira.

Primeira impressão
Pode parecer preconceito, e é: a primeira impressão pessoal é o verdadeiro pré-conceito, atualmente 55% das avaliações são interpretadas por sinais não verbais. Antes de Instagrams e Facebooks eram 15 segundos nesta primeira impressão, de acordo com as regras tradicionais da convivência. Agora, nesta era das redes sociais, a imagem vale mais do que mil palavras. “E muitas vezes, não há oportunidade para uma segunda impressão. Espero que depois da leitura do Poder da Imagem, as pessoas nunca mais hesitem em frente ao guarda-roupa, pensando “não tenho o que vestir”. Vale lembrar que moda é o que compramos, estilo é o que criamos com o que se compra”.

O Poder da Imagem, de Xico Gonçalves está à venda como PDF no site (R$ 87) ou no formato impresso tradicional (R$ 150).

 

Macaque in the trees
Capa do livro O Poder da Imagem, guia de moda para o branding pessoal (Foto: Reprodução)