Moda e Estilo

Por Iesa Rodrigues

[email protected]

IESA RODRIGUES

Picadão à Moda

.

Publicado em 27/03/2021 às 09:05

Alterado em 27/03/2021 às 09:13

Iesa Rodrigues JB

Uma das práticas prioritárias das brasileiras é tratar dos cabelos. De preferência nos salões, fazendo as unhas, uma equipe em volta da cadeira tingindo, lavando, secando, passando utensílios variados para o efeito final. Agora, esta visita exige horas de planejamento para agendar um horário, verificar se está com álcool na bolsa, no mínimo duas máscaras, e conferir se a equipe segue os protocolos necessários.

Mas nada impede as cariocas de se manterem belas. Pelo menos as clientes fiéis ao Caetano Gusmão, mestre das tesouras e cores há 30 anos, atualmente recebendo no salão Care, de Ipanema.

“A saúde é prioridade, sempre. Todos os protocolos são seguidos no salão, com muita segurança. Mas faço muito delivery: isto é, vou à casa da cliente. Todo protegido, também peço para que ela esteja com o cabelo já lavado”, conta Caetano, que atua nos stories do Instagram mostrando seus trabalhos mais recentes em cortes e cores.

Tendências de cortes

Macaque in the trees
Ter uma nuca bonita é a exigência para o picadão à moda, o corte curto de Caetano Gusmão (Foto: Foto: acervo @caegusmo)
Para Caetano, os retos são atuais. Mas com movimento, com formas. Curtos ou médios. São cabelos com personalidade. “Fica muito bom o corte desconectado, exibindo a nuca, se ela for bonita. O picotado não sai de moda: chamo de picadão à moda”, define, bem-humorado, o defensor dos estilos mais naturais.


Macaque in the trees
Pontas podres, no jargão da beleza, marcam os novos looks louros (Foto: Foto: acervo @caegusmo)
“É a tendência, sair dos alisamentos para o estilo natural dos fios. Confesso que não curto o alisado de escova progressiva ou o megahair, mas muita gente gosta e muitos profissionais fazem bem. As chapinhas ainda têm vez, e o babyliss largo é o top, que dá um ondulado com as pontas podres” (N.R. este termo “podre”, usado no circuito da beleza capilar, designa partes irregulares, parecendo despenteadas).


Cabeças coloridas

Macaque in the trees
Os tons acobreados realçam os cabelos curtos (Foto: Foto: acervo @caegusmo)

 

Macaque in the trees
O colorido blonde, com raiz escura e pontas claras (Foto: Foto: acervo @caegusmo)
Neste ponto, o natural sai de cena. Os tons acobreados predominam. Com um pouco mais de tempo para trabalhar, o resultado pode ser o Blonde, um cabelo com raiz levemente escura e louco só nas pontas. “E nesta semana uma garota saiu com o cabelo rosa!”

 

***

Onde: Caetano Gusmão atende no salão Care, em Ipanema e pelo delivery, em (21) 99989-2380. O corte custa a partir de R$ 400.