Dicas do Aquiles

Por Aquiles Rique Reis

[email protected]

DICAS DO AQUILES

Música em estado de raro esplendor

...

Publicado em 04/06/2022 às 10:22

Alterado em 04/06/2022 às 10:27

Aquiles Rique Reis JB

Às vésperas de completar 90 anos, o gaitista Maurício Einhorn uniu-se ao contrabaixista, guitarrista e compositor Thiago Espirito Santo, 42, para lançar o álbum Afinidades (selo Sesc), que já está nas plataformas de streaming e também gratuitamente no Sesc Digital desde 27 de maio. Gravado em setembro de 2021, o CD tem doze composições inéditas: dez de Maurício (oito em parceria com Alberto Araújo, uma com Arnaldo Costa e outra com Alberto Chimelli e Claudete Santos), e duas de Thiago.

Segundo o release, “Thiago sempre foi um grande admirador de Mauricio. Seus pais, Arismar do Espírito Santo, multi-instrumentista e compositor, e Silvia Goes, pianista e compositora, conviveram de perto com o gaitista, inclusive nos palcos, e apresentaram sua obra ao filho quando pequeno”. E Thiago acrescentou: “Em 2019, convidei o Maurício para participar com o meu grupo de uma série de shows e, ao final de um deles, ele me entregou várias partituras”. E segue: “Logo decidi registrar aquele material precioso. Fui ao Rio de Janeiro para escolher e estudar as músicas com ele. Foram dias muito especiais, porque sempre fui fã do Maurício. Voltei para São Paulo, fiz os arranjos e finalmente gravamos”.

 

Macaque in the trees
Capa do CD Afinidades (Foto: reprodução)

 

Assim amadurecia Afinidades, disco de instrumentistas que honram o que tocam. Amadurecida a criação, reverenciam-na através da excelência sonora colhida no difícil dia a dia dos instrumentistas. Louve-se o Selo Sesc pelo lançamento de um álbum que enriquece a discografia do gênero.

Thiago Espírito Santo, além de produtor musical, mixou com sabedoria os doze temas e lidera um grupo de três músicos: Bruno Cardozo (piano acústico e Fender Rhodes), Cuca Teixeira (bateria) e Jota P. (sax tenor e flauta).

Sugiro-lhes atentarem para o suingue sagaz, às variações rítmicas bem sacadas, aos solos e improvisos categóricos, às dinâmicas precisas e à categoria dos instrumentistas, presente em todo o álbum. O som tem registros sonoros que ora citam momentos passados, ora contemporâneos, mas sempre belos e bem trabalhados. O resultado é um CD para se ter sempre à mão em qualquer cedeteca que se preze.

Dentre outras, deliciem-se, por exemplo, com “Burlesque” (Arnaldo Costa e Einhorn), faixa que abre a tampa; e com “España en Mi Cabeza” (Alberto Araújo e Mauricio Einhorn), tema encantador, tocado com graça milimétrica apenas pela gaita de Einhorn e pelo baixo fretless de Thiago.

Ao ouvir cada uma das doze faixas, percebe-se que a música atende ao espírito dos instrumentistas e flutua por entre emoções afloradas. Fica nítida e forte a percepção de alegria desde o momento em que a sonoridade instrumental se manifesta irresistível.

Dois “meninos” propagando música e jovialidade... a felicidade é contagiante.

 

Aquiles Rique Reis, vocalista do MPB4 desde 1965.

 

Ficha técnica: arte da capa: Giselle Ventura; vozes: Bia Góes e Junior Meirelles; gravação: Guilherme Canaes; masterização: Sandro Haick: produção executiva: Giselle Ventura (Ventura & A.R.T.E.S. Produções).

 

Tags: