Dicas do Aquiles

Por Aquiles Rique Reis

DICAS DO AQUILES

Simples e bonito

.

Publicado em 20/03/2021 às 09:50

Alterado em 20/03/2021 às 09:51

Aquiles Rique Reis JB

Samba bom tem de subir à cabeça, descer pelo coração e desaguar nos pés. Um bom samba tem de ter belos versos. Por isso, louvo os baluartes do samba que enfrentaram feroz negação do gênero no século passado. E louvo também os jovens que amam o samba.

Para fazer samba é fundamental ter tamborim, cuíca, pandeiro, surdo, agogô e coro, de preferência feminino. Samba, para ser ainda mais belo, tem de vir embalado em tom menor. Samba quente é o que tem ritmistas de responsa.

Enfim, o suingue do samba tem de ter balanço, como em Histórias Urbanas (independente), álbum do poeta, cantor e compositor Newton Lima. Ele demonstra que o samba está entranhado em sua vida. Todos os arranjos e as músicas, grande parte em tom menor, são de sua autoria.

Para o bom desempenho dos arranjos (dez de Marília Carvalho, um de Daniel Pitanga e outro do próprio Newton Lima, ele que também produziu o álbum), há apenas três ritmistas: Juninho Alvarenga, Paulinho Félix e Valerinho Xavier. O trio soa como se fosse a bateria inteira da Mangueira.

Valerinho Xavier (técnico de gravação e mixagem) e James Castro (masterização) cuidam do som com sabedoria. O resultado é digno dos que curtem a música brasileira em geral, e o samba em particular.
Por falar em dignidade, o coro feminino com Cris Pereira, Clara Nogueira e Marília Carvalho é supimpa. Coisa de profissa.

Macaque in the trees
Capa do álbum do poeta, cantor e compositor Newton Lima (Foto: Reprodução)

A flauta (Marília Carvalho) tem destaque em grande parte dos arranjos. Aliás, quando a clarineta (Kaçulinha) e o sax (João Oswald) se ajuntam a ela, a parada é sinistra.

E por falar em profissa, fica claro que assim são George Costa (violão de seis cordas), Vinícius Magalhães (violão de sete), Pedro Molusco (cavaquinho) e Victor Angeleas (bandolim).

Dentre outros, chamo atenção para fragmentos de alguns arranjos:
“Histórias Urbanas” é um samba quente, que abre o CD com intro da flauta.
“Nossa Trilha” abre com a cuíca; violão, clarinete e flauta desenham.
“Dança de Amar” abre com voz e tamborim. Ao entrarem, ritmo e sete cordas arrepiam.

“O Último Dia de Um Carnaval” tem intro magistral, que traz uma marcha rancho. O trombone (Adil Silva) lidera o naipe, com flauta, sax e clarinete.

“Forró da Urbana” abre com o pandeiro. Mais uma vez o suingue impressiona. O coro feminino arredonda. O arranjo vem com compassos quebrados e repetidos.

“Fantasma do Amor” vem com a voz de Lima, a capella, e a cuíca chorando. A melodia tem desenho harmônico decrescente e profundamente belo. O bandolim improvisa no intermezzo. Eita samba lindo, meu Deus! Emocionado, finjo que não é comigo e choro baixinho.

“A Nossa Canção”, como algumas outras, tem a melodia em tom menor, descendo e emocionando. O sete vem com tudo e arrasa.

“Veneno do Choro” fecha a tampa. Tamborim e o sete iniciam. Um improviso do sax traz simplicidade ao samba tão bonito quanto simples.

Pressinto que Newton Lima tem em seus sambas uma magia: ter reconhecida sua autoria, graças apenas ao sorriso estampado no rosto de quem os ouve.

Aquiles Rique Reis, vocalista do MPB4