INTERNET

Manifestantes fazem topless em protesto pelo clima na Itália

...

Por JB INTERNACIONAL
[email protected]

Publicado em 05/05/2023 às 06:15

Alterado em 05/05/2023 às 08:38

Seis ativistas do Ultima Generazione bloqueiam via del Tritone, Roma, 4 de maio de 2023. Amarrados com correntes, os jovens sentaram-se seminus no chão na faixa de pedestres antes da Piazza Barberini, no final da rua, com 'pare com os fósseis' escrito em suas costas Foto: Ansa/Giulia Marrazo

Um grupo de ativistas de topless bloquearam o trânsito no centro de Roma, capital da Itália, nesta quinta-feira (4), para destacar a necessidade de enfrentar a crise climática após chuvas torrenciais deixarem dois mortos na região da Emilia-Romagna.

O protesto foi promovido pelo grupo italiano Última Geração, que mudou sua tática após o governo introduzir multas pesadas contra os manifestantes que atacam monumentos e locais históricos.

Ao todo, seis mulheres sentaram-se em uma faixa de pedestres na movimentada rua Via del Tritone, que leva à Piazza Barberini, com a frase "Pare com os fósseis" escrita nas costas, além de uma faixa dizendo "Não pagaremos pelos combustíveis fósseis".

A mobilização faz parte de uma campanha para acabar com o investimento público e os subsídios aos combustíveis fósseis, a força motriz das emissões de gases de efeito estufa que causam a crise climática. A polícia interveio para impedir o protesto.

Em um comunicado, o grupo ressaltou que as inundações mortais desta semana na região da Emilia-Romagna foram uma demonstração dramática de como a crise climática está afetando a vida das pessoas.

"Nós andamos nus com nossos corpos, vulneráveis como o planeta", disse.

O grupo tem provocado polêmica na Itália e já promoveu outros atos, como jogar tinta no teatro La Scala de Milão e na sede do credor estatal CDP, além de jogar sopa em uma pintura de Van Gogh em Roma e farinha em um carro de Andy Warhol em Milão. Quatro ativistas foram indiciados pelo último protesto.

Em março, o grupo também chegou a borrifar tinta laranja nas paredes do Palazzo Vecchio, sede da prefeitura de Florença, como parte da campanha "Não Pagaremos por Combustíveis Fósseis".

O prefeito de Florença, Dario Nardella, foi aclamado como um herói por alguns depois de enfrentar um dos ativistas envolvidos e até mesmo ajudar na operação de limpeza. (com Ansa)

Tags: