INTERNET

O que é Inteligência Artificial e como ela vem impactando nosso cotidiano

.

Por JB WEB

Publicado em 17/05/2022 às 12:08

. Foto: Pixabay

A tecnologia, em especial a Inteligência Artificial (IA), transformou a forma como as pessoas vivem, desde o comportamento de consumo, as relações interpessoais, os procedimentos de saúde, aprendizado, cognição e, principalmente, a forma como os sujeitos trabalham e atuam no mercado.

Nos últimos anos, observamos uma aceleração expressiva da transformação digital e um avanço nas soluções tecnológicas envolvendo a inteligência artificial.

Junto a isso, a cobrança e a demanda por profissionais que estejam alinhados a essas novas tecnologias também aumentou no decorrer dos anos, estabelecendo novos padrões de comportamento, não só na sociedade, mas também no mercado de trabalho.

Hoje em dia, mais do que uma plataforma de e-mail comum, é preciso ter o melhor serviço de hospedagem de e-mail. Mais do que estar inserido no mercado de trabalho é preciso estar presente e ativo nas mídias sociais, como Instagram e LinkedIn.

A Inteligência Artificial (IA) está presente em todos os momentos do nosso cotidiano, na segurança, nos aplicativos de fotos, no entretenimento, no transporte e em diversas outras áreas que compõem o dia a dia dos brasileiros.

Com isso, separamos algumas informações importantes sobre a IA e de que forma ela impacta a vida dos sujeitos em todas as suas esferas.

 

O que é Inteligência Artificial (IA)?

De forma resumida, a Inteligência Artificial (IA) são máquinas que desempenham a inteligência humana na execução de procedimentos e tarefas.

Ou seja, máquinas que, assim como os seres humanos, são capazes de aprender por meio de processos e se aprimorar em todos eles.

Afinal, de que forma isso acontece? As máquinas que possuem inteligência artificial funcionam por meio de uma programação prévia e são capazes de analisar dados e combinar algoritmos.

Quando falamos desse tipo de inteligência, também é importante falar sobre a ciência da computação e a forma como ela contribui para esse entendimento.

É na ciência da computação que há o estudo de algoritmos, combinação de dados e o que torna todas essas máquinas inteligentes.

Portanto, é possível visualizar a IA como algo similar ao pensamento humano, que toma decisões, aprende com erros, analisa variantes e resolve problemas.

Esses dispositivos que possuem inteligência artificial foram pensados justamente para que operassem sem a intervenção do homem e vêm se aprimorando ainda mais a cada ano que passa.

Embora o que algumas pessoas pensam sobre o tema, a IA não veio para substituir o trabalho humano por meio de robôs e outras imagens que permeiam o senso comum, mas sim para aprimorar processos que demandam tempo, atuar como um ativo de negócios e ser mais uma ferramenta de inovação.

 

Macaque in the trees
. (Foto: Pixabay)
 

A importância da Inteligência Artificial

Embora a literatura e os filmes de Hollywood retratem a inteligência artificial de forma simbólica, futurística e fantasiosa, ela é um elemento atual que compõe inúmeras atividades e ferramentas habituais do nosso dia a dia.

De acordo com estudos da Everis e Endeavor, publicado pela Febraban Tech, o uso de tecnologias de inteligência artificial cresceu 38% no ano de 2018 e 48% no ano de 2020, ou seja, houve um crescimento significativo no ano que acometeu a pandemia do Coronavírus.

Com o isolamento social, a inteligência artificial foi uma das grandes facilitadoras para a continuação de atividades do cotidiano.

Falar sobre a importância da IA na vida das pessoas é essencial para compreender a dimensão que essas tecnologias possuem no mundo contemporâneo e como, ao contrário de algo fantasioso e negativo, ela faz parte de comodidades que usufruímos todos os dias.

A IA está tão presente no nosso cotidiano que muitos devem utilizá-la até mesmo sem saber, em programas, softwares, aplicativos, streaming e diversas outras soluções tecnológicas.

Ela foi o norte para mudanças substanciais na vida das pessoas e segue rompendo com procedimentos ultrapassados e ineficientes.

 

Exemplos de aplicação da Inteligência Artificial no dia a dia

São incontáveis as vezes em que a inteligência artificial se faz presente no nosso dia a dia, porém, é importante compreender de que forma ela está presente para entender o seu impacto e importância no mundo contemporâneo.

Dentre os exemplos mais populares que utilizam a inteligência artificial em suas ferramentas, estão:

E-commerce: A lojas virtuais e e-commerces utilizam da inteligência artificial para análise de dados dos usuários e para proporcionar uma melhor experiência ao cliente em seus sites. Tudo isso com ferramentas de atendimento 3.0, assistente virtual e até mesmo recomendações de acordo com as preferências de cada usuário.

Netflix: O entretenimento também está repleto de mecanismos de inteligência virtual, streamings como a Netflix, por exemplo, utilizam a IA para recomendar e sugerir filmes de acordo com as preferências de cada um, por meio de uma análise do histórico e dos dados.

Uber: Embora poucos imaginam, a Uber também utiliza da inteligência artificial e machine learning para evitar riscos e identificá-los baseado na análise. Ou seja, por meio da IA, aplicativos como o Uber conseguem melhorar a experiência das pessoas e promover maior segurança.

Tesla: Além do Uber, empresas como a Tesla, do grande entusiasta da tecnologia Elon Musk, também se baseiam na aplicação da IA.

Alexa: Esse é talvez um dos exemplos mais conhecidos de inteligência artificial atualmente. A assistente virtual Alexa, desenvolvida pela Amazon, auxilia milhares de pessoas na produtividade, agenda, na execução de playlists e toda automatização da casa.

Além de todos esses exemplos, a IA está presente principalmente em empresas de cybersecurity, auxiliando as pessoas a uma experiência com emails corporativos e certificados de segurança, livre de ameaças.

Afinal, o melhor email profissional deve contar essencialmente com um bom filtro de spams, que só é possível por meio de ferramentas que utilizam inteligência artificial.

Outra grande vantagem do e-mail profissional com IA é o recurso de escrita preditiva, onde a ferramenta já antecipa o que o usuário irá escrever, poupando assim o seu tempo e esforços de digitação.

 

Macaque in the trees
. (Foto: Pixabay)

 

Machine learning x Big Data

A Inteligência Artificial (IA) possui subcampos que muitas vezes são confundidos no senso comum como algo parecido, ou até mesmo, com o próprio conceito de IA. Porém, é importante analisar suas diferenciações e de que forma eles se complementam.

O machine learning é mais um processo crucial para que a IA funcione, pois é por meio do machine learning que há uma coleta imensa de dados e informações, permitindo o aprendizado e promovendo melhorias de desempenho.

Ou seja, o “aprendizado de máquina” (tradução livre para machine learning) é basicamente permitir que as máquinas aprendam por meio de dados.

Já o Big Data se relaciona à IA no sentido de potencializador do machine learning, ou seja, quando associados, é possível gerar muito mais aprendizado em um tempo reduzido.

 

Conclusão

A Inteligência Artificial (IA) impacta todos os pilares da vida do ser humano e é um grande agente transformador na sociedade, pois mudou as formas como as pessoas vivem, trabalham, produzem e se comunicam.

Desde as empresas de cibersegurança que garantem a você sites e aplicações mais seguras, até os aplicativos de streaming, mobilidade urbana e softwares que utilizam IA no mundo contemporâneo.

Tudo o que era esperado para os próximos 5 ou 10 anos foi antecipado e a área de tecnologia e inteligência artificial é um grande exemplo.

Portanto, estar por dentro das inovações tecnológicas e da inteligência artificial é também obter vantagem competitiva no mercado, indo além dos impactos no cotidiano.

Tags: